Bovinocultura de Leite

CLASSIFICAÇÃO MORFOLÓGICA DE BOVINOS LEITEIROS

Para se obter lucratividade e rentabilidade na pecuária leiteira, dois fatores continuam sendo essenciais para determinar a sobrevivência e o sucesso econômico do negócio: os custos e a eficiência na produção (WERF, 2006). O responsável atuante na produção animal potencializa o sistema, criando recursos para uma maior lucratividade e produtividade, garantindo assim a sobrevivência da empresa rural através da sua capacidade contínua de gerar resultados econômicos satisfatórios (POLYCARPO, 2011). Cuidados nos aspectos de nutrição, reprodução, sanidade, bem-estar e morfologia são de extrema importância para garantir …

Ler mais... »

Utilização de Resíduo de cervejaria em substituição do volumoso em dietas para ruminantes

A fração volumosa da dieta representa grande parte da ingestão de nutrientes pelos ruminantes, especialmente de fibra, que estimula a ruminação e a atividade natural do rúmen e trato digestivo dos mesmos, sendo sua quantidade e qualidade adequada essencial para a produção de leite ou carne. Embora os alimentos volumosos sejam classificados como a parte mais barata da dieta, animais de produção elevada podem apresentar limitações em sua produção, devido ao alto teor de volumoso na dieta e baixa qualidade e densidade de nutrientes contidos …

Ler mais... »

Impacto financeiro do balanceamento de dietas para bovinos de leite e corte em confinamento

Primeiramente, todos nós, produtores ou técnicos, sabemos que a alimentação do rebanho, seja ele à pasto ou confinado, representa de fato a maior parte dos custos de produção de uma propriedade rural. Estudos comprovam que os custos com alimentação do rebanho podem significar até 75% dos custos totais de produção, sendo responsável também por grande parte dos prejuízos amargados pelos produtores de carne e leite. Em sistemas de produção em confinamento total, tal fator, quando negligenciado, pode representar verdadeira tragédia ao produtor, trazendo transtornos e …

Ler mais... »

Limpeza e desinfecção na ordenha

A utilização de desinfetantes e medidas higiênicas em todo o processo de ordenha e produção do leite, faz com que o leite produzido apresente uma qualidade desejável ao consumidor, tornando-se um alimento saudável e competitivo no mercado. A limpeza e a desinfecção são consideradas como principais métodos de prevenção de doenças. É indispensável que se adote um programa de limpeza e desinfecção abrangente e de uso rotineiro durante a ordenha, visando a diminuição e manutenção de uma concentração baixa de microrganismos patogênicos no ambiente, dificultando …

Ler mais... »

Aspectos genéticos da presença/ausência de cornos em bovinos

Introdução Na vida selvagem, a presença de cornos é de fundamental importância. Animais aspados (com cornos) tem uma maior capacidade de defesa de predadores, além de maior vantagem em disputas intra-espécie (em acasalamentos, por exemplo). O caráter aspado sofreu, portanto, intensa seleção natural dada as vantagens de dos portadores de cornos, sendo um dos poucos exemplos de caracteres de ordem recessiva que sofreram seleção natural (Schafberg e Swawe, 2015; Weidemar et al 2014). Todavia, após o processo de domesticação, a seleção, em alguns casos, foi …

Ler mais... »

Gado Jersey – vantagens da criação

Originária da Ilha de Jersey – no Canal da Mancha, entre a França e a Inglaterra, a raça de gado Jersey possui temperamento dócil, além de ser de fácil manejo e apresentar alta capacidade leiteira. Não é coincidência que tenha sido introduzida no Brasil em 1896 – na região do Rio Grande do Sul, graças às inúmeras vantagens da criação. Assim, a raça disseminou-se para outras regiões do país, pois ganhou fama entre os pecuaristas brasileiros. Desde 1938, foi fundada uma instituição especializada na raça …

Ler mais... »

Dados Longitudinais: Como analisar???

  No melhoramento genético dos animais de produção existem características chave para o sucesso dos diferentes sistemas de produção. Em melhoramento genético de animais para corte, geralmente as características relacionadas ao crescimento são consideradas de maior importância, sendo definidas como critérios de Seleção. Já em melhoramento genético de rebanhos leiteiros, as características relacionadas à produção e à qualidade do leite são priorizadas. Em se tratando de seleção para aves poedeiras, o número de ovos produzidos é uma importante característica a ser considerada. Nos programas de …

Ler mais... »

Produção de leite A2 em bovinos

Produção de leite A2 em bovinos Gregório Miguel Ferreira de Camargo* *Zootecnista, doutor em Genética e Melhoramento Animal, professor adjunto da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, campus Dois Vizinhos-PR. Uma das proteínas do leite de bovinos é a beta-caseína. Ela constitui o grupo das caseínas. Em bovinos, o gene da beta-caseína possui os alelos A1 e A2, dentre outros. A diferença dois dois alelos é conferida por uma polimorfismo de base única (SNP) (o tipo mais frequente de mutação no genoma) em que ocorre uma …

Ler mais... »

Perspectivas para a pecuária futura

As previsões de crescimento da população mundial para 2050 é de 9 bilhões de habitantes, paralelo a esse crescimento esta a demanda por alimento, uma vez que será  necessário um aumento significativo da produção. Segundo uma compilação feita Bigma Consultoria, possivelmente o rebanho mundial de bovinos não seja suficiente para atender a demanda por carne. Alem do, mas tem-se observado uma expansão da agricultura nas áreas, mas férteis, tendendo a migração da pecuária para as áreas marginais Nesse sentido será necessário um aumento na produção, …

Ler mais... »

Seleção Assistida por Marcadores Moleculares

A maior parte das características de importância econômica em produção animal são classificadas como características quantitativas, também chamadas de poligênicas ou de herança complexa. Estas características apresentam distribuição contínua. Na tentativa de explicar a variação genética observada nestas características, dois modelos foram propostos, o modelo infinitesimal e o modelo de loci finito (finite loci model). O modelo infinitesimal assume que as características são determinadas por um número infinito de loci, cada um com efeitos infinitesimalmente pequenos, independentes e aditivos. Este modelo tem sido excepcionalmente valioso …

Ler mais... »

Powered by moviekillers.com