Forragicultura

Importância da amonização de palhadas e de forragens de baixa qualidade com uréia e como realizar o processo

Amonização consiste no processo de se adicionar amônia (URÉIA) as palhadas, restos de cultivos ou forragens muito fibrosas,tendo como principal objetivo ajudar nos períodos críticos de escassez de forragens.Esse alternativa  permite transformar, um material de baixa qualidade em um material capaz de manter o peso ou até mesmo proporcionar ganho de peso do animal durante a estiagem com um baixo custo unitário,além de dar uma boa digestibilidade. A amônia irá atuar na parte mais fibrosa do material tratado devido sua ação fungiostática, sendo possível a …

Ler mais... »

Utilização de Resíduo de cervejaria em substituição do volumoso em dietas para ruminantes

A fração volumosa da dieta representa grande parte da ingestão de nutrientes pelos ruminantes, especialmente de fibra, que estimula a ruminação e a atividade natural do rúmen e trato digestivo dos mesmos, sendo sua quantidade e qualidade adequada essencial para a produção de leite ou carne. Embora os alimentos volumosos sejam classificados como a parte mais barata da dieta, animais de produção elevada podem apresentar limitações em sua produção, devido ao alto teor de volumoso na dieta e baixa qualidade e densidade de nutrientes contidos …

Ler mais... »

Impacto financeiro do balanceamento de dietas para bovinos de leite e corte em confinamento

Primeiramente, todos nós, produtores ou técnicos, sabemos que a alimentação do rebanho, seja ele à pasto ou confinado, representa de fato a maior parte dos custos de produção de uma propriedade rural. Estudos comprovam que os custos com alimentação do rebanho podem significar até 75% dos custos totais de produção, sendo responsável também por grande parte dos prejuízos amargados pelos produtores de carne e leite. Em sistemas de produção em confinamento total, tal fator, quando negligenciado, pode representar verdadeira tragédia ao produtor, trazendo transtornos e …

Ler mais... »

Embrapa lança novo capim

BRS Quênia é o segundo híbrido de Panicum maximum desenvolvido pela Embrapa Gado de Corte que chega ao mercado em agosto O novo capim está sendo lançado na Dinâmica Agropecuária-Dinapec, entre os dias 8 e 10 de março, no estande da Embrapa Gado de Corte, em Campo Grande-MS. Resultado de décadas de estudos, a BRS Quênia é a prova da experiência, dedicação e competência dos cientistas que trabalham com programa de melhoramento genético, no caso, de cultivares de Panicum maximum. “A BRS Quênia é uma combinação …

Ler mais... »

Strip Grazing ou pastejo rotacionado em faixas como formas inovadoras de pastejo

A discussão por um método de pastejo que seja adequado para a fisiologia da planta e ofereça uma alta eficiência produtiva são discutidos com frequência dentro do setor pecuário. O método de pastejo rotacionado em faixas ou strip grazing consiste na adoção de cercas móveis que permite ao produtor determinar cada área por determinado tempo de pastejo e depois mover a cerca para outro local da pastagem, oferecendo nova forragem para os animais e dando um descanso adequado para a faixa anterior. O tamanho da …

Ler mais... »

Planejamento, o segredo da ensilagem !

Quando se fala em intensificação da atividade pecuária, onde são esperados grandes aumentos na lotação das pastagens ou na produção de leite, a solução mais econômica ainda é a ensilagem, pois se trata de uma técnica relativamente simples, de fácil assimilação por parte dos pecuaristas. No entanto, o planejamento para a sua elaboração deve ser feito com muita antecedência e cuidado. Todos os detalhes devem ser examinados exaustivamente, pois qualquer falha na condução do processo certamente levará a resultados insatisfatórios, tanto do ponto de vista …

Ler mais... »

Produção de Silagem

Dentre os suplementos volumosos utilizados (feno, cana + uréia), a silagem é um recurso usado com freqüência pelos pecuaristas como forma de conservar o excedente de forragem do período chuvoso para o inverno, época de menor disponibilidade de alimento, com isso, quando essa suplementação e feita de forma correta, evita queda na produção. A silagem é um processo em que a forrageira é colhida, picada e acondicionada em um ambiente anaeróbico, cuja conservação necessita da presença da fermentação (ácidos) que ocorrem nesse ambiente. Os principais …

Ler mais... »

Importância dos inoculantes na qualidade da silagem

São vários os detalhes que asseguram qualidade no processo de ensilagem, qualquer que seja a opção de alimento destinada ao rebanho. Da variedade escolhida, passando pelo momento e tamanho do corte à compactação do material, cabe ao produtor reservar cuidados constantes para que na hora de oferecer a comida no cocho, depois de conservada por meses, não haja nenhuma surpresa negativa. Dentro dessa proposta, o uso de inoculantes é um recurso a mais para preservar as condições nutricionais do alimento. Aplicar um inoculante bacteriano específico …

Ler mais... »

A importância de uma boa silagem de milho para a pecuária leiteira

A preocupação em produzir alimento volumoso para os rebanhos, particularmente no período seco do ano quando as pastagens naturais tornam-se cada vez mais precárias, tem aumentado a utilização da silagem, especialmente entre os pecuaristas que se dedicam à produção de leite. Embora existam várias plantas forrageiras, anuais e perenes, que servem para a produção de silagem, o milho é uma das culturas mais utilizadas neste processo no Brasil. Segundo o professor adjunto da Universidade Federal de Ponta Grossa (UEPG), João Ricardo Alves Pereira, em grãos …

Ler mais... »

Benefícios da silagem e ensilagem.

Silagem é o produto resultante da fermentação, realizada por bactérias, de forrageiras em processo de anaerobiose, picadas e acondicionadas em silos. Quando bem feita, o valor nutritivo da silagem é semelhante ao da forragem verde. A ensilagem não melhora a qualidade das forragens, apenas conserva a qualidade original. Portanto, uma silagem feita a partir de uma lavoura ou capineira bem manejada vai ser bem melhor que uma silagem feita com uma cultura ou capineira “passada” ou mal cuidada. A silagem é um alimento volumoso, usado principalmente para bovinos. Na época seca …

Ler mais... »

Powered by moviekillers.com