Bubalinocultura

Utilização de Resíduo de cervejaria em substituição do volumoso em dietas para ruminantes

A fração volumosa da dieta representa grande parte da ingestão de nutrientes pelos ruminantes, especialmente de fibra, que estimula a ruminação e a atividade natural do rúmen e trato digestivo dos mesmos, sendo sua quantidade e qualidade adequada essencial para a produção de leite ou carne. Embora os alimentos volumosos sejam classificados como a parte mais barata da dieta, animais de produção elevada podem apresentar limitações em sua produção, devido ao alto teor de volumoso na dieta e baixa qualidade e densidade de nutrientes contidos …

Ler mais... »

Impacto financeiro do balanceamento de dietas para bovinos de leite e corte em confinamento

Primeiramente, todos nós, produtores ou técnicos, sabemos que a alimentação do rebanho, seja ele à pasto ou confinado, representa de fato a maior parte dos custos de produção de uma propriedade rural. Estudos comprovam que os custos com alimentação do rebanho podem significar até 75% dos custos totais de produção, sendo responsável também por grande parte dos prejuízos amargados pelos produtores de carne e leite. Em sistemas de produção em confinamento total, tal fator, quando negligenciado, pode representar verdadeira tragédia ao produtor, trazendo transtornos e …

Ler mais... »

Os cornos em bubalinos

No Brasil, há quatro raças reconhecidas de bubalinos pela Associação Brasileira de Criadores de Búfalos: Murrah, Jafarabadi, Mediterrâneo e Carabao. Elas se diferenciam entre si justamente pelo formato dos cornos, sendo praticamente inexistente, a presença de animais mochos. Fischer e Richards (1965) reportaram um caso de uma fêmea Carabao mocha, filha de um búfala com cornos disformes. Muito provavelmente sendo ação de uma mutação esporádica que afeta o fenótipo em questão como relatado por Capitain et al (2012) em bovinos da raça Charolês.  Fischer e …

Ler mais... »

Tristeza Parasitária Bovina (Babesiose x Anaplasmose)

Os carrapatos são parasitos que, por si só, causam grande prejuízo à pecuária em países de clima tropical e subtropical. Além disso, eles são vetores de doenças, como a tristeza parasitária bovina. A tristeza parasitária bovina (TPB) é uma doença infecciosa e parasitária dos bovinos causada por uma bactéria do gênero Anaplasma (Anaplasmose) e um protozoário do gênero Babesia (Babesiose) e é transmitida aos animais através do carrapato dos bovinos de (nome científico Ripicephalus (Boophilus) microplus). Para poder entender como a Tristeza Parasitária Bovina afeta …

Ler mais... »

Powered by moviekillers.com