Conservação do Solo

Por: Brenda Matos Santos (Aluna do Curso Técnico em Zootecnia – CETEP/Itororó-Ba)

Fonte: https://www.docol.com.br/planetaagua/viva-sustentabilidade/13-dicas-para-ajudar-na-preservacao-do-solo/

Assim como os solos variam de lugar para lugar, em nossa região não é diferente, onde, o solo degradado é uma perspectiva característica dos solos da região que podem ser melhorados através de métodos eficazes de conservação, manejo e a correção da fertilidade do solo.
O solo tem sua origem nas rochas, sob a ação do calor, do frio, da água e de outros agentes, que vão sendo progressivas e lentamente desidratadas, escamadas, esmiuçadas, esfarinhadas, pulverizadas, reduzindo cada vez mais dando origem a partículas que só podem ser vistas por microscópio.
• Os perfis do solo são divididos em horizontes: A, B, C, D.
O horizonte D é a rocha bruta. O horizonte C é a rocha desintegrada. O horizonte B é a camada C que está passando por transformações químicas e sofrendo enriquecimento orgânico. E por fim, disposta na parte superficial, superior do perfil, está o horizonte A que é chamado de solo agrícola ou camada arável.
A degradação começa quando ocorrem bruscas queimadas, carência de adubação, solo descoberto e falta d’água.
Os métodos de conservação do solo podem ser o uso de calagem para a correção do pH do solo, fertilizantes adequados, suprir a carência de nitrogênio, fósforo, potássio, cálcio, magnésio e enxofre que definem o solo. O manejo correto do solo se define em adubação, irrigação, consórcio entre gramíneas e leguminosas.
Conclui-se que o solo só será um solo adequado se ele estiver sendo manejado corretamente, suprindo todas as suas carências e a utilização de diversas culturas de gramíneas e leguminosas.

Sobre Ulisses Barbosa

Ulisses Barbosa
Graduando em Zootecnia pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia-UESB; Baiano; Disposto a partilhar o que pouco sei. "Fazes crescer capim para o gado e verduras e cereais para as pessoas, que assim tiram da terra o seu alimento... Que a Glória de Deus, o Senhor, dure para sempre! Que Ele se alegre com aquilo que fez!" -Salmos 104:14,31'

Veja Tambem!

Pecuária Orgânica voltada para o manejo da raça Murrah

Por: Paola Silva Santos (Aluna do Curso Técnico em Zootecnia – CETEP/Itororó-Ba) O manejo orgânico …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Powered by moviekillers.com