Zootecnia

Pecuária de ciclo curto x tradicional: Análise crítica

Sistemas de produção da pecuária Brasileira (Atualidades e perspectivas) No Brasil existem basicamente dois sistemas de produção de bovinos, um marcado por investimentos em nutrição, genética e manejo, visando abater animais precocemente e elevar a produtividade por animal e por área, e o outro predomina o sistema extensivo, onde existe pouca ou nenhuma utilização de tecnologias, resultando em baixa lotação e ganho de peso sendo os animais abatidos tardiamente. O sistema tradicional de produção perdurou por muito tempo, e ainda e frequente em algumas propriedades. Esse …

Ler mais... »

Suplementação mineral para bovinos na recria e terminação em pastagens

A suplementação mineral é fundamental na nutrição de bovinos em pastejo, visto que, as forragens tropicais não conseguem suprir as exigências minerais dos animais, se as mesmas não forem supridas, poderão causar distúrbios metabólicos, diminuição na atividade reprodutiva e baixo desempenho animal. A exigência mineral depende diretamente da categoria animal, nível de produção e objetivo do produtor, em aspectos gerais, os minerais desempenham três tipos de funções essenciais: participação como componente estrutural dos tecidos corporais; atuação em tecidos e fluidos corporais como eletrólitos para manutenção …

Ler mais... »

Utilização da ultrassonografia para mensuração das características de carcaça de bovinos

A utilização de instrumentos tecnológicos, que aplicados corretamente na prática e junto com um manejo eficiente dos animais pode proporcionar medições acuradas dos componentes de carcaça impossíveis de serem avaliados por métodos visuais. Aliado com genética, manejo adequado e alimentação de qualidade a tecnologia oferece vantagens para o sucesso da pecuária, auxiliando ao produtor obter informações consistentes sobre as características corporais que os animais se encontram (Miller 2001). A ultrassonografia para avaliação de carcaça de bovinos in vivo teve início no ano de 1950 na …

Ler mais... »

Algumas Considerações Relacionadas à Adubação de Pastagens

A estrutura física e a fertilidade do solo são fatores importantes envolvidos na formação e no estabelecimento das pastagens. (MALAVOLTA, 1980). Os componentes abióticos podem ser ponderados a “oferta” do meio (implicação do clima), a qual carece ser captada. Apenas o primeiro nível trófico da cadeia alimentar, instituído pelos seres autotróficos, as plantas, possuem organismos para captar essa oferta. A captação da energia solar incidente e a absorção do CO2 atmosférico são feitas pelas folhas dessas plantas, sendo as lâminas foliares responsáveis por 96% da …

Ler mais... »

Antioxidantes Naturais na Alimentação Animal

As gorduras e os óleos são produtos provenientes do processamento industrial das carnes, grãos de oleaginosas e de alguns cereais. Estes ingredientes são utilizados nas rações de aves e suínos como excelente fonte de energia e ácidos graxos essenciais. A utilização destes ingredientes tem por objetivo, aumentar o nível energético das rações, melhorar a palatabilidade das mesmas, assim como melhorar a conversão alimentar, a absorção das vitaminas lipossolúveis, além de propiciar uma melhoria na consistência das rações fareladas e/ou peletizadas (PUPA, J. M. R., 2004). …

Ler mais... »

Importância da amonização de palhadas e de forragens de baixa qualidade com uréia e como realizar o processo

Amonização consiste no processo de se adicionar amônia (URÉIA) as palhadas, restos de cultivos ou forragens muito fibrosas,tendo como principal objetivo ajudar nos períodos críticos de escassez de forragens.Esse alternativa  permite transformar, um material de baixa qualidade em um material capaz de manter o peso ou até mesmo proporcionar ganho de peso do animal durante a estiagem com um baixo custo unitário,além de dar uma boa digestibilidade. A amônia irá atuar na parte mais fibrosa do material tratado devido sua ação fungiostática, sendo possível a …

Ler mais... »

Utilização de Resíduo de cervejaria em substituição do volumoso em dietas para ruminantes

A fração volumosa da dieta representa grande parte da ingestão de nutrientes pelos ruminantes, especialmente de fibra, que estimula a ruminação e a atividade natural do rúmen e trato digestivo dos mesmos, sendo sua quantidade e qualidade adequada essencial para a produção de leite ou carne. Embora os alimentos volumosos sejam classificados como a parte mais barata da dieta, animais de produção elevada podem apresentar limitações em sua produção, devido ao alto teor de volumoso na dieta e baixa qualidade e densidade de nutrientes contidos …

Ler mais... »

Impacto financeiro do balanceamento de dietas para bovinos de leite e corte em confinamento

Primeiramente, todos nós, produtores ou técnicos, sabemos que a alimentação do rebanho, seja ele à pasto ou confinado, representa de fato a maior parte dos custos de produção de uma propriedade rural. Estudos comprovam que os custos com alimentação do rebanho podem significar até 75% dos custos totais de produção, sendo responsável também por grande parte dos prejuízos amargados pelos produtores de carne e leite. Em sistemas de produção em confinamento total, tal fator, quando negligenciado, pode representar verdadeira tragédia ao produtor, trazendo transtornos e …

Ler mais... »

Boas práticas de gestão da propriedade rural

Consolidar um negócio não é tarefa fácil em nenhuma área, muito menos na pecuária de corte, e fica ainda mais complicado quando o cenário é de crise econômica e alta nos custos de produção, entre outros fatores. É fundamental conhecer os pontos fortes e gargalos de produção. Para que seja efetiva e traga resultados positivos, é necessário o entendimento, do gestor e dos colaboradores, das práticas e processos da rotina da fazenda. Cada propriedade tem uma realidade própria e deve se adequar a uma ou …

Ler mais... »

Vantagens de realizar cruzamento

Na última década, o cruzamento industrial de bovinos tornou-se uma importante ferramenta estratégica para implementar a produção de carne nos diferentes sistemas produtivos no Brasil. Isto, em parte, ocorreu em função, principalmente, do aumento da prática de inseminação artificial, e conseqüentemente, pela possibilidade e acessibilidade a sêmen de touros de uma ampla variedade de raças. A combinação ou o acasalamento de duas ou mais raças adaptadas para corte de diferentes tipos biológicos, que tem por objetivo melhorar a eficiência na produção de carne, deve ser …

Ler mais... »

Powered by moviekillers.com