O que é: EE, FB, MM, MS, PB ?!

Extrato Etéreo
Imagem: labnutrianimal.uff.br

O Extrato Etéreo (EE) ou gordura bruta compreende na fração do alimento que é insolúvel em água, mas solúvel em solventes orgânicos (éter, clorofórmio, benzeno). A determinação do EE consiste em submeter o material (na forma de amostra seca) à extração com éter de petróleo (método à quente) ou éter sulfúrico (método à frio).
O EE faz parte dos compostos não-nitrogenados presentes na matéria orgânica da MS dos alimentos, juntamente com os carboidratos.

Fibra Bruta
Imagem: labnutrianimal.uff.br
Imagem: labnutrianimal.uff.br

A Fibra bruta (FB) é obtida através da digestão ácida e alcalina da amostra seca e desengordurada durante 30 minutos em cada digestão. O resíduo orgânico é recebido em cadinho de porcelana. Calcula-se a FB pela diferença de peso do cadinho antes e após a queima do resíduo em mufla, a 500°C.

O termo FB consiste nas frações de celulose e lignina insolúvel.

Matéria Mineral
Imagem: labnutrianimal.uff.br
Imagem: labnutrianimal.uff.br

A Matéria Mineral (MM) ou cinzas consiste no produto resultante após aquecimento da amostra em temperatura de 500°C a 600°C, durante aproximadamente 4 horas ou até que ocorra a combustão total da matéria orgânica. Este aquecimento a temperaturas elevadíssimas promove a eliminação de todas as substências voláteis pelo calor; a matéria orgânica se transforma em CO2 e H2O.

A determinação da MM fornece apenas uma indicação da riqueza de elementos minerais na amostra. Análises qualitativas e quantitativas posteriores são necessárias para a determinação real de cada fração de mineral presente na amostra.
Matéria seca
Imagem: labnutrianimal.uff.br
Imagem: labnutrianimal.uff.br

A matéria seca (MS) é a fração do alimento excluída a sua umidade natural e onde estão contidos os nutrientes (carboidratos, proteínas, minerais, etc). A determinação da matéria seca tem grande importância na nutrição animal, pois está relacionada com a capacidade de consumo dos alimentos pelos animais, além de todo o cálculo relativo ao balanceamento de rações, custo e transporte  de alimentos.

Proteína Bruta
Imagem: labnutrianimal.uff.br
Imagem: labnutrianimal.uff.br

As proteínas são nutrientes orgânicos nitrogenados presentes em todas as células vivas, sendo, portanto, essenciais à vida. A MS é composta por matéria orgânica e inorgânica. Na matéria orgânica encontramos os compostos nitrogenados, que são analisados para determinar a concentração de proteína bruta (PB) no alimento.O teor de proteína de um alimento é mensurado a partir do teor de nitrogênio presente na amostra analisada. A análise é realizada pelo Método de Kjeldahl, onde a porcentagem de nitrogênio obtida é multiplicada 6,25 e então expressa como Proteína Bruta (PB). Essa análise é baseada em no fato de que todas as proteínas possuem 16% de nitrogênio, e que todo nitrogênio do alimento está na forma proteica.

Fonte: labnutrianimal.uff.br

Sobre Pedro Paulo Policiano Públio

Pedro Paulo Policiano Públio
Graduando em Zootecnia pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB, integrante do grupo de estudo em Suplementação de Bovinos a Pasto. Estudante com ênfase em Nutrição e Alimentação Animal. Amante de equinos e informática. Idade, 24 anos.

Veja Tambem!

Pontos não desejáveis na raça Mangalarga Marchador

Algumas características não são desejáveis para o padrão da raça Mangalarga Marchador, independente do sexo …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Powered by moviekillers.com