Zootecnia

Limpeza e desinfecção na ordenha

A utilização de desinfetantes e medidas higiênicas em todo o processo de ordenha e produção do leite, faz com que o leite produzido apresente uma qualidade desejável ao consumidor, tornando-se um alimento saudável e competitivo no mercado. A limpeza e a desinfecção são consideradas como principais métodos de prevenção de doenças. É indispensável que se adote um programa de limpeza e desinfecção abrangente e de uso rotineiro durante a ordenha, visando a diminuição e manutenção de uma concentração baixa de microrganismos patogênicos no ambiente, dificultando …

Ler mais... »

Utilização da uréia na alimentação de bovinos

A uréia é um composto sólido, nitrogenado não protéico derivado do petróleo. Ao alcançar o rúmen do animal, através da enzima uréase é desdobrada em amônia e CO2, daí os microorganismos passam a usar essa fonte de nitrogênio para síntese de nova proteína. A principal vantagem da uréia é permitir a economia de insumos sem comprometer a produtividade dos animais, e o melhor aproveitamento de alimentos com teor de fibras (grosseiros). A aptidão para o uso as amônia pelos microorganismos do rúmen é o fator mais …

Ler mais... »

Principais fraudes no leite

“Com certeza você já viu ou ouviu alguma notícia abordando leites fraudados. Esse assunto é antigo e tem impacto direto na saúde pública. As fraudes em leite são práticas históricas, acontecem desde a antiguidade e podem ocorrer até os dias de hoje. Já que algumas práticas vão ficando modernas, é um verdadeiro desafio monitorá-las e identificá-las. Outro fator que dificulta a detecção é que elas podem ocorrer em qualquer etapa da cadeia produtiva do leite. Observem: As fraudes podem ser feitas pelos produtores de leite …

Ler mais... »

Cuidado com a mosca-dos-estábulos

Conhecida como mosca-dos-estábulos e mosca-da-vinhaça, a Stomoxys calcitrans possui anatomia parecida com a Musca domestica Linnaeus (mosca-doméstica). Mas há como diferenciar uma espécie da outra por meio da análise da probóscide ou probóscida – apêndice alongado que se localiza na cabeça. Na S. calcitrans esse apêndice é saliente e projetado para frente – além disso, os muscídeos picadores do gênero Haematobia possuem maior tamanho e palpos curtos. Atualmente, esse inseto gera grave impacto econômico na cadeia produtiva da pecuária bovina, assim como na sucroalcooleira – …

Ler mais... »

Gado Jersey – vantagens da criação

Originária da Ilha de Jersey – no Canal da Mancha, entre a França e a Inglaterra, a raça de gado Jersey possui temperamento dócil, além de ser de fácil manejo e apresentar alta capacidade leiteira. Não é coincidência que tenha sido introduzida no Brasil em 1896 – na região do Rio Grande do Sul, graças às inúmeras vantagens da criação. Assim, a raça disseminou-se para outras regiões do país, pois ganhou fama entre os pecuaristas brasileiros. Desde 1938, foi fundada uma instituição especializada na raça …

Ler mais... »

Dark House: Tecnologia americana aumenta produção na avicultura

Com luminosidade e temperatura controladas 24 horas por dia, um sistema americano de criação de aves começa a se disseminar no país como alternativa para aumentar a eficiência da produção. Chamada de Dark House (casa escura, em inglês), a tecnologia permite ganhos como melhor conversão alimentar dos animais, menor taxa de mortalidade e redução no tempo de alojamento. O rendimento maior é atribuído especialmente à diminuição do estresse e da agitação dos animais, proporcionada pela temperatura corporal constante e períodos mais longos de baixa luminosidade. O único contato com a luz …

Ler mais... »

Vice-presidente da WWF vai ao Zootec 2017 para falar sobre produção sustentável de alimento

Em palestra, brasileiro Carlos Saviani debate os impactos da produção de alimentos para o planeta O XXVII Congresso Brasileiro de Zootecnia – Zootec 2017, maior e mais completo evento do setor, contará com uma palestra do vice-presidente de Alimentação Sustentável da WWF (Word Wildlife Fund), o brasileiro Carlos Saviani.  Zootecnista formado pela Universidade de São Paulo (USP), Saviani lidera os esforços da organização para promover a produção e consumo sustentável de carne, frutos do mar e produtos lácteos. Em sua palestra “Produção Sustentável” vai abordar …

Ler mais... »

MICOTOXINAS: um fator invisível nos cereais, que afeta visivelmente a produção animal

As micotoxinas, são metabolitos secundários formados por fungos de vários gêneros, que se aderem a vários cereais. Os fungos são  seres ubíquos( estão presente em todos os lugares), a sua atuação depende de alguns fatores determinantes como: umidade, temperatura e presença de oxigênio. A contaminação de micotoxinas nos cereais vão desde o plantio no campo, colheita, transporte, armazenagem até a  produção de ração para os animais. Faz-se necessário e fundamental o controle de umidade dos grãos em toda cadeia produtiva para que evite uma contaminação, …

Ler mais... »

Pontos não desejáveis na raça Mangalarga Marchador

Algumas características não são desejáveis para o padrão da raça Mangalarga Marchador, independente do sexo e idade do animal estas e outras características devem ser observadas conforme o desenvolvimento do animal, pois assim como os pontos abordados a seguir retiram os animais do padrão racial. Algumas características com pouca expressão genética também podem dificultar o registro do animal, uma vez que estes animais devem alcançar determinada pontuação para as características morfológicas e de andamento, pontuação determinada pelo técnico responsável e autorizado pela Associação Brasileira dos …

Ler mais... »

Características de plantas forrageiras: Brachiaria brizantha, decumbens; Cenchrus ciliares; Panicum maximum; Leucaena leucocephala; S. macrocephala; Medicago sativa e Centrosema pubescens

A produção animal, em grande parte das regiões tropicais, é considerada limitada, por decorrência de dois fatores, pobreza de alguns nutrientes no solo que são essenciais para as plantas e pela variação da produção da forragem que é decorrente da estação chuvosa, que em regiões do tipo, torna-se bastante variável nesta estação, além disso, gramíneas de regiões tropicais possuem qualidade inferior às gramíneas de regiões temperadas. O alto indicie de degradação de pastagens em todo território nacional tem levado produtores rurais a procura de forrageiras …

Ler mais... »

Powered by moviekillers.com