Colunas

Aspectos genéticos da presença/ausência de cornos em bovinos

Introdução Na vida selvagem, a presença de cornos é de fundamental importância. Animais aspados (com cornos) tem uma maior capacidade de defesa de predadores, além de maior vantagem em disputas intra-espécie (em acasalamentos, por exemplo). O caráter aspado sofreu, portanto, intensa seleção natural dada as vantagens de dos portadores de cornos, sendo um dos poucos exemplos de caracteres de ordem recessiva que sofreram seleção natural (Schafberg e Swawe, 2015; Weidemar et al 2014). Todavia, após o processo de domesticação, a seleção, em alguns casos, foi …

Ler mais... »

Dados Longitudinais: Como analisar???

  No melhoramento genético dos animais de produção existem características chave para o sucesso dos diferentes sistemas de produção. Em melhoramento genético de animais para corte, geralmente as características relacionadas ao crescimento são consideradas de maior importância, sendo definidas como critérios de Seleção. Já em melhoramento genético de rebanhos leiteiros, as características relacionadas à produção e à qualidade do leite são priorizadas. Em se tratando de seleção para aves poedeiras, o número de ovos produzidos é uma importante característica a ser considerada. Nos programas de …

Ler mais... »

Os principais microrganismos do rúmen

Constituído por três principais microrganismos: bactérias, fungos e protozoários. O rúmen apresenta um ecossistema anaeróbio, caracterizado pelo seu poder tampão, temperatura, pH e fermentação, assim este torna-se favorável aos microrganismos. O principal interesse produtivo do ruminante está na capacidade de aproveitar os nutrientes na digestão microbiana. A microbiologia do rúmen é extremamente completa, devido ao grande número de organismos presentes, sendo que suas diferentes naturezas e as mudanças da população, resultam na mudança da dieta do animal hospedeiro (TEIXEIRA, 1991). Desta forma, o rúmen funciona …

Ler mais... »

Perspectivas para a pecuária futura

As previsões de crescimento da população mundial para 2050 é de 9 bilhões de habitantes, paralelo a esse crescimento esta a demanda por alimento, uma vez que será  necessário um aumento significativo da produção. Segundo uma compilação feita Bigma Consultoria, possivelmente o rebanho mundial de bovinos não seja suficiente para atender a demanda por carne. Alem do, mas tem-se observado uma expansão da agricultura nas áreas, mas férteis, tendendo a migração da pecuária para as áreas marginais Nesse sentido será necessário um aumento na produção, …

Ler mais... »

Seleção Assistida por Marcadores Moleculares

A maior parte das características de importância econômica em produção animal são classificadas como características quantitativas, também chamadas de poligênicas ou de herança complexa. Estas características apresentam distribuição contínua. Na tentativa de explicar a variação genética observada nestas características, dois modelos foram propostos, o modelo infinitesimal e o modelo de loci finito (finite loci model). O modelo infinitesimal assume que as características são determinadas por um número infinito de loci, cada um com efeitos infinitesimalmente pequenos, independentes e aditivos. Este modelo tem sido excepcionalmente valioso …

Ler mais... »

O hormônio e a carne de frango

Existe um mito presente entre consumidores de carne de frango, onde frangos produzidos em granja recebem algum tipo de “hormônio”. Relacionando o grande potencial de crescimentos dos  frangos (que atualmente alcançam cerca de 3 quilos em apenas 40 dias de idade), à utilização de hormônios na dieta destes animais. Antes de qualquer coisa, é importante citar o Decreto 76.986, de 06 de janeiro de 1976. Assinado pelo presidente Ernesto Geisel, regulamenta a Lei n.º 6.198, de 26 de dezembro de 1974, que dispõe sobre a inspeção e a fiscalização …

Ler mais... »

Pensando no futuro

Em busca de desenvolvimento e do maior lucro possível, se extrai o máximo dos recursos naturais disponíveis. Uma vez que os efeitos deste modelo de produção e a escassez dos recursos para este se manter tornaram-se perceptíveis, a busca por alternativas de desenvolvimento e produção passaram a ser o foco em pesquisas sobre o crescimento da produção de alimentos. Existe a preocupação na adaptação do processo produtivo, o qual encontra como grandes desafios aumentar a produção e diminuir o comprometimento dos recursos não-renováveis necessários para esta …

Ler mais... »

O preço da seca

A valorização da arroba do boi continua a subir, e abre as portas para consumo de outras carnes além da carne bovina. Todo produtor precisa renovar e repor seu rebanho, para produtores de bovinos esta reposição é feita através da compra de bezerros. No ano de 2014 teve-se um aumento de 40% no preço do bezerro preço este que continua a subir dia após dia. Diante da baixa produtividade por consequência da seca enfrentada, o mercado apresentou uma grande deficiência na demanda da venda de …

Ler mais... »

Coelho na mesa

A criação de coelhos ainda é uma prática pouco difundida no Brasil, apesar desses animais possuírem mais de uma aptidão, como carne, pelo e couro. No que diz respeito à criação de corte, estima-se que no Brasil existam apenas quatro (04) frigoríficos com certificado do serviço de inspeção federal, uma quantidade absurdamente pequena para um país tão populoso. Mas isso se deve a pouca divulgação e exploração dessa cultura. Porém, esse quadro está mudando, já que no ano de 2014 houve uma crescente, mas não …

Ler mais... »

Fonte de renda no sul da Bahia

A apicultura no sul da Bahia teve dois marcos históricos bastante diferenciados, antes e depois da atividade ser orientada pela CEPLAC.\Pouca coisa tem a ser dita desta atividade antes do inicio das orientações da CEPLAC, a não ser que a mesma era praticada por poucos e isoladamente, onde muitos tinham na criação de abelhas uma atividade de lazer ou voltada para a produção de mel visando o consumo familiar e o excedente para doação a amigos e vizinhos e poucas técnicas eram empregados no manejo …

Ler mais... »

Powered by moviekillers.com