Caprinocultura e Ovinocultura

Evidências genéticas da presença/ausência de cornos em ovinos

A presença e ausência de cornos em ovinos é influenciada pelo sexo e atua de maneira bastante variada entre raças. Há raças em que todos os animais são aspados, mas os machos têm cornos maiores que as fêmeas, raças em que machos são aspados e fêmeas mochas, raças em que todos os animais são mochos, raças em que machos são aspados e fêmeas aspadas ou não e raças em que as fêmeas são mochas e os machos aspados ou não (Castle et al 1940 e …

Ler mais... »

Práticas para controle de verminoses em caprinos e ovinos

A verminose é um dos maiores problemas enfrentados pela caprinoovinocultura, sendo responsável pelo maior numero de mortes nos rebanhos, podendo atingir uma mortalidade de 30 %. Ela é uma doença parasitaria causada por diversas espécies de vermes que acometem ovinos e caprinos de todas as idades, porém os animais jovens são os que apresentam maiores gravidades. O animal pode ser contaminado ao consumir água ou alimento que contenha larvas dos vermes. Uma vez contaminado o animal apresenta alguns sintomas de perda de apetite, emagrecimento, mucosa …

Ler mais... »

Dados Longitudinais: Como analisar???

  No melhoramento genético dos animais de produção existem características chave para o sucesso dos diferentes sistemas de produção. Em melhoramento genético de animais para corte, geralmente as características relacionadas ao crescimento são consideradas de maior importância, sendo definidas como critérios de Seleção. Já em melhoramento genético de rebanhos leiteiros, as características relacionadas à produção e à qualidade do leite são priorizadas. Em se tratando de seleção para aves poedeiras, o número de ovos produzidos é uma importante característica a ser considerada. Nos programas de …

Ler mais... »

Vou Iniciar a criação de ovinos. O que devo saber ?

Antes de iniciar qualquer atividade de criação em uma propriedade, a primeira palavra que deve ser mencionada é PLANEJAMENTO. O planejamento é o ponto inicial da implantação de qualquer atividade, observar quais são os seus objetivos, qual o mercado presente na região, capital necessário para investimento, isso, com a união de inúmeros outros fatores formam o principal passo inicial para se ter uma atividade produtiva na propriedade. Um dos erros cometidos por uma parcela dos produtores é a compra dos animais como passo inicial, sem …

Ler mais... »

O caráter mocho e a intersexualidade em caprinos

Gregório Miguel Ferreira de Camargo* *Zootecnista, doutor em Genética e Melhoramento Animal, professor adjunto da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, campus Dois Vizinhos-PR. Algumas espécies de animais domésticos apresentam a possibilidade de terem indivíduos mochos (ausência de chifres) ou aspados (presença de chifres) como bovinos, ovinos e caprinos. Os genes que controlam essa característica são diferentes em cada uma das espécies. Para ovinos e bovinos, há relativo interesse em possuir animais mochos, devido à facilidade de manejo. Todavia, essa não é uma prática cogitada para …

Ler mais... »

Seleção Assistida por Marcadores Moleculares

A maior parte das características de importância econômica em produção animal são classificadas como características quantitativas, também chamadas de poligênicas ou de herança complexa. Estas características apresentam distribuição contínua. Na tentativa de explicar a variação genética observada nestas características, dois modelos foram propostos, o modelo infinitesimal e o modelo de loci finito (finite loci model). O modelo infinitesimal assume que as características são determinadas por um número infinito de loci, cada um com efeitos infinitesimalmente pequenos, independentes e aditivos. Este modelo tem sido excepcionalmente valioso …

Ler mais... »

Mandioca na alimentação animal

As raízes da mandioca destacam-se como fonte de energia, que é o componente quantitativamente mais importante das rações alimentícias para diferentes espécies de animais.Pode ser utilizada na alimentação de animais monogástricos e poligástricos, nas formas fresca, ensilada e seca, raspa triturada e farelo . Apresentam quantidades mínimas de proteína, vitaminas, minerais e fibra e são bem aceitas pelos animais. As raízes possuem alta concentração de amido e podem ser usadas como substitutas do milho, na alimentação de vacas leiteiras, desde que devidamente suplementada com uma …

Ler mais... »

Utilização de Nitrogênio não Protéico em Ruminantes

O Nitrogênio Não Protéico  é todo nitrogênio que não se apresenta na forma polipeptídica. O conceito do uso de componentes nitrogenados não protéicos modificou-se bastante nos últimos anos. No passado utilizava-se o máximo possível de NNP em substituição à proteína verdadeira, desde que a produção e saúde dos animais não fossem afetadas. Outra consideração é que a produção raramente aumenta com o uso do NNP, e assim, sua utilização deve ser estratégica e baseada no conhecimento da disponibilidade e custo dos alimentos. É importante lembrar …

Ler mais... »

Carne de cordeiro na mesa do Brasileiro

Não é um exercício fácil determinar o consumo de carne ovina no Brasil. As informações são esparsas, esporádicas e muitas vezes pouco confiáveis. Porém, com o crescimento da importância da carne ovina na mesa do bra sileiro, a cadeia agroindustrial se depara cada vez mais com a necessidade de informações a respeito do tamanho efetivo deste mercado. A produção de carne ovina é uma atividade nova, afinal os rebanhos eram destinados principalmente à produção de lã até 15 anos atrás. Vários estudos conduzidos no Brasil trazem …

Ler mais... »

Comportamento ingestivo de caprinos em pastejo

  O aspecto de maior relevância para maior compreensão do comportamento animal ingestivo em pastejo é o consumo diário de forragem que é influenciado diretamente por fatores relacionados à planta forrageira e ao animal. A seleção da forragem consumida pelos animais em pastejo depende de vários fatores, entre eles, destaca-se a composição de espécies forrageiras disponíveis que influencia diretamente no modo que o animal compõe sua dieta em pastejo direto. Os pequenos ruminantes têm a capacidade de adaptação às mais diversas condições de alimentação, modificando …

Ler mais... »

Powered by moviekillers.com