Artigos / Resumos

agosto, 2018

  • 16 agosto

    Pecuária de ciclo curto x tradicional: Análise crítica

    Sistemas de produção da pecuária Brasileira (Atualidades e perspectivas) No Brasil existem basicamente dois sistemas de produção de bovinos, um marcado por investimentos em nutrição, genética e manejo, visando abater animais precocemente e elevar a produtividade por animal e por área, e o outro predomina o sistema extensivo, onde existe pouca ou nenhuma utilização de tecnologias, resultando em baixa lotação e ganho de peso sendo os animais abatidos tardiamente. O sistema tradicional de produção perdurou por muito tempo, e ainda e frequente em algumas propriedades. Esse …

  • 7 agosto

    Suplementação mineral para bovinos na recria e terminação em pastagens

    A suplementação mineral é fundamental na nutrição de bovinos em pastejo, visto que, as forragens tropicais não conseguem suprir as exigências minerais dos animais, se as mesmas não forem supridas, poderão causar distúrbios metabólicos, diminuição na atividade reprodutiva e baixo desempenho animal. A exigência mineral depende diretamente da categoria animal, nível de produção e objetivo do produtor, em aspectos gerais, os minerais desempenham três tipos de funções essenciais: participação como componente estrutural dos tecidos corporais; atuação em tecidos e fluidos corporais como eletrólitos para manutenção …

julho, 2016

  • 11 julho

    Desempenho de novilhas Nelore criadas em pastos de Brachiaria (Syn. Urochloa) brizantha cv. Marandu diferidos e adubados com nitrogênio

    INTRODUÇÃO O consumo de forragem é o principal fator determinante do desempenho de animais em pastejo, é influenciado por vários fatores associados ao animal, ao pasto, ao ambiente e às suas interações, além de ser a principal fonte de nutrientes para ruminantes, principalmente nos trópicos, onde a pecuária se sustenta à base das pastagens. Objetivou-se com este trabalho avaliar o desempenho de novilhas Nelore criadas em pastos de Brachiaria (Syn. Urochloa) brizantha cv. Marandu diferidos e adubados com nitrogênio. MATÉRIAS E MÉTODOS O experimento foi …

  • 11 julho

    Consumo de matéria seca e dos nutrientes de novilhas Nelore criadas em pastos de Brachiaria (Syn. Urochloa) brizantha cv. Marandu diferidos e adubados com nitrogênio

    INTRODUÇÃO O nitrogênio é um dos principais nutrientes para manutenção da produtividade das gramíneas forrageiras ao longo dos anos, pois é constituinte essencial das proteínas e participa diretamente no processo fotossintético, além disso, pode potencializar o acúmulo de forragem durante o período de diferimento, uma vez que o nitrogênio aumenta a taxa de crescimento da gramínea, favorecendo o consumo pelos animais. Objetivou-se com este trabalho avaliar o consumo de matéria seca e dos nutrientes de novilhas Nelore criadas em pastos de Brachiaria (Syn. Urochloa) brizantha …

outubro, 2015

  • 3 outubro

    Estratégia do uso da suplementação proteica e energética para novilhos azebuados em pastagens durante a estação seca: consumo

    Introdução O consumo está relacionado com diversos fatores, dentre eles, a categoria animal, nível de produção, funções vitais, tamanho, peso vivo juntamente com os fatores inerentes ao meio ambiente e à planta. Animais maiores e mais pesados possuem maior consumo de matéria seca (CMS), devido à maior exigência para mantença e à capacidade do rúmen. Deve-se levar em consideração a interação animal e planta, pois quando se considera o estádio de desenvolvimento das plantas, verifica-se que à medida que crescem, as plantas forrageiras diminuem a …

maio, 2015

  • 22 maio

    Imunocastração, sem perca de tempo e “dor de cabeça”

    IMUNOCASTRAÇÃO EM SUÍNOS Sabe-se que a castração cirúrgica (gonodectomia) em suínos é um trabalho  constante entre produtores, muitas das vezes a castração é feita de uma forma que o produtor pode até perder o animal,  a gonodectomia é feita no saco escrotal do suíno retirando os testículos e glândulas, os suínos com maturação e com um período reprodutivo ativo não é aconselhável para abate, pois a carne do mesmo traz um odor forte por conta de muitos hormônios ativos no corpo. A partir do quinto …

  • 22 maio

    Método Famacha para Vermifugação de Ovinos e Caprinos

    O controle de verminose em caprinos e ovinos é realizado principalmente com o uso de vermífugos, e muitos produtores não vermífuga seus rebanhos adequadamente. Dessa forma, os vermífugos são administrados sem base técnica, visando apenas a atender a um programa fixo de controle e/ou quando o rebanho é recolhido, para adoção de outras medidas de manejo. Conseqüentemente,tem sido observada uma forte redução na eficácia dos vermífugos, resultando no aparecimento de resistência parasitária a vários grupos químicos. Atualmente, as alternativas de controle são escassas,na caprinocultura  leiteira …

  • 21 maio

    Consórcio de Gramíneas e Leguminosas Forrageiras em Pastagens

    A produção animal, em grande parte das regiões tropicais, é considerada limitada, por decorrência de dois fatores, pobreza de alguns nutrientes no solo que são essenciais para as plantas e pela variação da produção da forragem que é decorrente da estação chuvosa, que em regiões do tipo, torna-se bastante variável está estação, além disso, gramíneas de regiões tropicais possui qualidade inferior às gramíneas de regiões temperadas. O consórcio tem como principal objetivo, consorciar duas culturas diferentes em uma mesma área, visualizando o aumento da produção, …

  • 21 maio

    Cuidados com os carrapatos no ambiente

    No Brasil, os carrapatos estão amplamente distribuídos em todas as regiões, são obrigatoriamente hematófagos e exercem diversos efeitos prejudiciais no organismo do hospedeiro, que vão desde lesão cutânea, anemia, inoculação de toxinas e, eventualmente, indução à morte. Obviamente, tais efeitos variam conforme a espécie de carrapato e a área geográfica. Esses ectoparasitas são potencialmente transmissores de agentes patogênicos e têm despertado o interesse na saúde pública por causa da participação na transmissão de doenças aos humanos, tidas como emergenciais e reemergenciais, muitas vezes letais. Os …

março, 2015

  • 24 março

    Importância do Gênero Panicum na Produção de Carne Bovina no Brasil

    Artigo: Importância do Gênero Panicum na Produção de Carne Bovina no Brasil Dr Luciano de Almeida Corrêa Dra Patrícia Menezes Santos Pesquisadores da EMBRAPA Pecuária Sudeste, São Carlos, SP. O Brasil, em vista da extensão da sua área territorial e das condições climáticas favoráveis, apresenta enorme potencial de produção de carne em pastagens. É um país tropical, que possui a maior proporção de sua área situada entre as linhas do Equador e do trópico de Capricórnio, região do globo caracterizada por médias anuais de temperatura …

Powered by moviekillers.com