Bovinocultura de Leite

Limpeza e desinfecção na ordenha

A utilização de desinfetantes e medidas higiênicas em todo o processo de ordenha e produção do leite, faz com que o leite produzido apresente uma qualidade desejável ao consumidor, tornando-se um alimento saudável e competitivo no mercado. A limpeza e a desinfecção são consideradas como principais métodos de prevenção de doenças. É indispensável que se adote um programa de limpeza e desinfecção abrangente e de uso rotineiro durante a ordenha, visando a diminuição e manutenção de uma concentração baixa de microrganismos patogênicos no ambiente, dificultando …

Ler mais... »

Aspectos genéticos da presença/ausência de cornos em bovinos

Introdução Na vida selvagem, a presença de cornos é de fundamental importância. Animais aspados (com cornos) tem uma maior capacidade de defesa de predadores, além de maior vantagem em disputas intra-espécie (em acasalamentos, por exemplo). O caráter aspado sofreu, portanto, intensa seleção natural dada as vantagens de dos portadores de cornos, sendo um dos poucos exemplos de caracteres de ordem recessiva que sofreram seleção natural (Schafberg e Swawe, 2015; Weidemar et al 2014). Todavia, após o processo de domesticação, a seleção, em alguns casos, foi …

Ler mais... »

Gado Jersey – vantagens da criação

Originária da Ilha de Jersey – no Canal da Mancha, entre a França e a Inglaterra, a raça de gado Jersey possui temperamento dócil, além de ser de fácil manejo e apresentar alta capacidade leiteira. Não é coincidência que tenha sido introduzida no Brasil em 1896 – na região do Rio Grande do Sul, graças às inúmeras vantagens da criação. Assim, a raça disseminou-se para outras regiões do país, pois ganhou fama entre os pecuaristas brasileiros. Desde 1938, foi fundada uma instituição especializada na raça …

Ler mais... »

Dados Longitudinais: Como analisar???

  No melhoramento genético dos animais de produção existem características chave para o sucesso dos diferentes sistemas de produção. Em melhoramento genético de animais para corte, geralmente as características relacionadas ao crescimento são consideradas de maior importância, sendo definidas como critérios de Seleção. Já em melhoramento genético de rebanhos leiteiros, as características relacionadas à produção e à qualidade do leite são priorizadas. Em se tratando de seleção para aves poedeiras, o número de ovos produzidos é uma importante característica a ser considerada. Nos programas de …

Ler mais... »

Produção de leite A2 em bovinos

Produção de leite A2 em bovinos Gregório Miguel Ferreira de Camargo* *Zootecnista, doutor em Genética e Melhoramento Animal, professor adjunto da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, campus Dois Vizinhos-PR. Uma das proteínas do leite de bovinos é a beta-caseína. Ela constitui o grupo das caseínas. Em bovinos, o gene da beta-caseína possui os alelos A1 e A2, dentre outros. A diferença dois dois alelos é conferida por uma polimorfismo de base única (SNP) (o tipo mais frequente de mutação no genoma) em que ocorre uma …

Ler mais... »

Perspectivas para a pecuária futura

As previsões de crescimento da população mundial para 2050 é de 9 bilhões de habitantes, paralelo a esse crescimento esta a demanda por alimento, uma vez que será  necessário um aumento significativo da produção. Segundo uma compilação feita Bigma Consultoria, possivelmente o rebanho mundial de bovinos não seja suficiente para atender a demanda por carne. Alem do, mas tem-se observado uma expansão da agricultura nas áreas, mas férteis, tendendo a migração da pecuária para as áreas marginais Nesse sentido será necessário um aumento na produção, …

Ler mais... »

Seleção Assistida por Marcadores Moleculares

A maior parte das características de importância econômica em produção animal são classificadas como características quantitativas, também chamadas de poligênicas ou de herança complexa. Estas características apresentam distribuição contínua. Na tentativa de explicar a variação genética observada nestas características, dois modelos foram propostos, o modelo infinitesimal e o modelo de loci finito (finite loci model). O modelo infinitesimal assume que as características são determinadas por um número infinito de loci, cada um com efeitos infinitesimalmente pequenos, independentes e aditivos. Este modelo tem sido excepcionalmente valioso …

Ler mais... »

Tristeza Parasitária Bovina (Babesiose x Anaplasmose)

Os carrapatos são parasitos que, por si só, causam grande prejuízo à pecuária em países de clima tropical e subtropical. Além disso, eles são vetores de doenças, como a tristeza parasitária bovina. A tristeza parasitária bovina (TPB) é uma doença infecciosa e parasitária dos bovinos causada por uma bactéria do gênero Anaplasma (Anaplasmose) e um protozoário do gênero Babesia (Babesiose) e é transmitida aos animais através do carrapato dos bovinos de (nome científico Ripicephalus (Boophilus) microplus). Para poder entender como a Tristeza Parasitária Bovina afeta …

Ler mais... »

Mandioca na alimentação animal

As raízes da mandioca destacam-se como fonte de energia, que é o componente quantitativamente mais importante das rações alimentícias para diferentes espécies de animais.Pode ser utilizada na alimentação de animais monogástricos e poligástricos, nas formas fresca, ensilada e seca, raspa triturada e farelo . Apresentam quantidades mínimas de proteína, vitaminas, minerais e fibra e são bem aceitas pelos animais. As raízes possuem alta concentração de amido e podem ser usadas como substitutas do milho, na alimentação de vacas leiteiras, desde que devidamente suplementada com uma …

Ler mais... »

Campilobacteriose Genital Bovina e Tricomonose Genital Bovina

A Campilobacteriose Genital Bovina (CGB) e a Tricomonose Genital Bovina (TGB), são doenças infectocontagiosas transmissíveis sexualmente, que atingem bovinos em idade reprodutiva causando assim, grandes perdas econômicas. Essas doenças podem causar abortos, repetição de cios, morte do embrião e infertilidade, consequentemente aumentando o período entre partos e queda na produção de leite e bezerros. A CGB e a TGB possuem uma distribuição mundial, sendo detectadas em países como a África do Sul, Argentina, Austrália, Brasil, Canadá, EUA, França, Inglaterra, Nova Zelândia, dentre outros. A disseminação …

Ler mais... »

Powered by moviekillers.com