Bovinocultura de Corte

Aspectos genéticos da presença/ausência de cornos em bovinos

Introdução Na vida selvagem, a presença de cornos é de fundamental importância. Animais aspados (com cornos) tem uma maior capacidade de defesa de predadores, além de maior vantagem em disputas intra-espécie (em acasalamentos, por exemplo). O caráter aspado sofreu, portanto, intensa seleção natural dada as vantagens de dos portadores de cornos, sendo um dos poucos exemplos de caracteres de ordem recessiva que sofreram seleção natural (Schafberg e Swawe, 2015; Weidemar et al 2014). Todavia, após o processo de domesticação, a seleção, em alguns casos, foi …

Ler mais... »

Influência na qualidade da carne em função do método de abate

O modelo de abate dos animais de produção procura melhorar todos os anos, minimizando assim os danos ao animal e ao produto final. O uso da tecnologia otimiza cada vez mais o processo de abate, desossa e processamento destes produtos, visto que, um dos fatores que influenciam diretamente na qualidade da carne é o modelo de abate do animal. No abate os animais são submetidos as seguintes fases: Pré-abate, onde o animal pode ser afetado devido ao estresse nas instalações, o jejum inadequado, agrupamento com …

Ler mais... »

Dados Longitudinais: Como analisar???

  No melhoramento genético dos animais de produção existem características chave para o sucesso dos diferentes sistemas de produção. Em melhoramento genético de animais para corte, geralmente as características relacionadas ao crescimento são consideradas de maior importância, sendo definidas como critérios de Seleção. Já em melhoramento genético de rebanhos leiteiros, as características relacionadas à produção e à qualidade do leite são priorizadas. Em se tratando de seleção para aves poedeiras, o número de ovos produzidos é uma importante característica a ser considerada. Nos programas de …

Ler mais... »

Perspectivas para a pecuária futura

As previsões de crescimento da população mundial para 2050 é de 9 bilhões de habitantes, paralelo a esse crescimento esta a demanda por alimento, uma vez que será  necessário um aumento significativo da produção. Segundo uma compilação feita Bigma Consultoria, possivelmente o rebanho mundial de bovinos não seja suficiente para atender a demanda por carne. Alem do, mas tem-se observado uma expansão da agricultura nas áreas, mas férteis, tendendo a migração da pecuária para as áreas marginais Nesse sentido será necessário um aumento na produção, …

Ler mais... »

Seleção Assistida por Marcadores Moleculares

A maior parte das características de importância econômica em produção animal são classificadas como características quantitativas, também chamadas de poligênicas ou de herança complexa. Estas características apresentam distribuição contínua. Na tentativa de explicar a variação genética observada nestas características, dois modelos foram propostos, o modelo infinitesimal e o modelo de loci finito (finite loci model). O modelo infinitesimal assume que as características são determinadas por um número infinito de loci, cada um com efeitos infinitesimalmente pequenos, independentes e aditivos. Este modelo tem sido excepcionalmente valioso …

Ler mais... »

Tristeza Parasitária Bovina (Babesiose x Anaplasmose)

Os carrapatos são parasitos que, por si só, causam grande prejuízo à pecuária em países de clima tropical e subtropical. Além disso, eles são vetores de doenças, como a tristeza parasitária bovina. A tristeza parasitária bovina (TPB) é uma doença infecciosa e parasitária dos bovinos causada por uma bactéria do gênero Anaplasma (Anaplasmose) e um protozoário do gênero Babesia (Babesiose) e é transmitida aos animais através do carrapato dos bovinos de (nome científico Ripicephalus (Boophilus) microplus). Para poder entender como a Tristeza Parasitária Bovina afeta …

Ler mais... »

Mandioca na alimentação animal

As raízes da mandioca destacam-se como fonte de energia, que é o componente quantitativamente mais importante das rações alimentícias para diferentes espécies de animais.Pode ser utilizada na alimentação de animais monogástricos e poligástricos, nas formas fresca, ensilada e seca, raspa triturada e farelo . Apresentam quantidades mínimas de proteína, vitaminas, minerais e fibra e são bem aceitas pelos animais. As raízes possuem alta concentração de amido e podem ser usadas como substitutas do milho, na alimentação de vacas leiteiras, desde que devidamente suplementada com uma …

Ler mais... »

Campilobacteriose Genital Bovina e Tricomonose Genital Bovina

A Campilobacteriose Genital Bovina (CGB) e a Tricomonose Genital Bovina (TGB), são doenças infectocontagiosas transmissíveis sexualmente, que atingem bovinos em idade reprodutiva causando assim, grandes perdas econômicas. Essas doenças podem causar abortos, repetição de cios, morte do embrião e infertilidade, consequentemente aumentando o período entre partos e queda na produção de leite e bezerros. A CGB e a TGB possuem uma distribuição mundial, sendo detectadas em países como a África do Sul, Argentina, Austrália, Brasil, Canadá, EUA, França, Inglaterra, Nova Zelândia, dentre outros. A disseminação …

Ler mais... »

Utilização de Nitrogênio não Protéico em Ruminantes

O Nitrogênio Não Protéico  é todo nitrogênio que não se apresenta na forma polipeptídica. O conceito do uso de componentes nitrogenados não protéicos modificou-se bastante nos últimos anos. No passado utilizava-se o máximo possível de NNP em substituição à proteína verdadeira, desde que a produção e saúde dos animais não fossem afetadas. Outra consideração é que a produção raramente aumenta com o uso do NNP, e assim, sua utilização deve ser estratégica e baseada no conhecimento da disponibilidade e custo dos alimentos. É importante lembrar …

Ler mais... »

Suplementação na época seca do ano como estratégia de otimização da produção.

A pastagem é o recurso basal desfrutado com maior intensidade pelos pecuaristas, seja para a produção de carne ou leite.  O Brasil apresenta condições climáticas favoráveis a esse tipo de exploração, pois está localizado em uma zona de grande incidência de luz e altos indicies pluviométricos, os quais são fatores preponderantes para a realização da fotossíntese e crescimento das forragens. Um dos grandes desafios da produção a pasto é a sazonalidade da produção, ou seja, no período chuvoso ocorre um grande acumulo de forragem, porem …

Ler mais... »

Powered by moviekillers.com