Boas práticas de gestão da propriedade rural

Consolidar um negócio não é tarefa fácil em nenhuma área, muito menos na pecuária de corte, e fica ainda mais complicado quando o cenário é de crise econômica e alta nos custos de produção, entre outros fatores.

É fundamental conhecer os pontos fortes e gargalos de produção. Para que seja efetiva e traga resultados positivos, é necessário o entendimento, do gestor e dos colaboradores, das práticas e processos da rotina da fazenda.

Cada propriedade tem uma realidade própria e deve se adequar a uma ou mais estratégias para o sucesso do negócio, entre as quais:

Planejamento estratégico – envolve o estabelecimento de metas e organização das tarefas que mantém a atividade funcionando de forma eficiente, como o estabelecimento e cumprimento de cronogramas de vacinações, semeaduras, colheitas, ordenhas e escolha das sementes, entre outros tantos. É através do planejamento estratégico que se define os rumos da propriedade por determinado período de tempo, qual o momento de se investir em novas tecnologias, atividades ou mercados, ou seja, onde investir visando rentabilidade.

Benchmarking – é uma prática de comparação de produtos e processos, tais como indicadores zootécnicos, entre propriedades semelhantes, sendo uma delas com desempenho superior. Essa comparação deve ser contínua, com o fim de se obter a melhor forma de gestão.

PDCA – é sigla para Plan-Do-Check-Act (Planejar-Fazer-Verificar-Agir), essa conduta permite estabelecer diretrizes e serve para coordenar a implantação de processos e melhorias na propriedade, onde:

Plan (Planejar): refere-se ao planejamento, objetivos, quais as informações disponíveis, as metas e como e quando elas serão atingidas.

Do (Executar): é a implementação das metas conforme o planejamento.

Check (Verificar): trata-se da coleta e da análise dos dados e com base nesse diagnóstico, estabelecer como agir.

Act (Agir): com base no diagnóstico, definir ações para a melhoria da atividade.

Plano de ação – é o detalhamento das ações para alcançar as metas estabelecidas no planejamento estratégico. Para cada ação prevista no plano deve-se questionar o que fazer, quem será responsável, quando a ação será concluída, qual será o custo, por que ela é importante, onde e como será executada.

5S – é um planejamento sistemático que visa estabelecer a ordem no ambiente de trabalho. Engloba classificação, ordem, limpeza, normatização e manutenção. O objetivo destes itens é a melhoria da produtividade e resultados, através da otimização do tempo e ferramentas de trabalho, redução de despesas, melhor aproveitamento de materiais, menor possibilidade de acidentes de trabalho e colaboradores mais satisfeitos com a atividade. Este programa traz resultados visíveis na rotina da fazenda, em curto prazo.

Auditoria/fiscalização – verifica o cumprimento das ações estabelecidas. Caso haja não-conformidades, o gestor deve identificar o problema e orientar quanto às ações corretivas.

Administração visível – expor aos colaboradores os gargalos das atividades, as metas, quem serão responsáveis pelas mudanças e incentivar a colaboração, como, por exemplo, através da participação na elaboração dos procedimentos e dos lucros ao final de determinado período. Realizar reuniões periódicas para mostrar o andamento das ações.

O gestor deve escolher ações que se integrem aos costumes da fazenda e que sejam atingíveis. Independente do procedimento de gestão adotado, que são inúmeros, para consolidar as mudanças, o gestor deve integrar a equipe nos procedimentos, explicando as etapas e mostrando os resultados.

O maior esforço no processo é a modificação do pensamento e do comportamento. A gestão eficaz auxilia na solução de problemas e aumenta os resultados da propriedade.

Fonte:
Pamela Alves
Scot Consultoria

Sobre Pedro Paulo Policiano Públio

Pedro Paulo Policiano Públio
Graduando em Zootecnia pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB, integrante do grupo de estudo em Suplementação de Bovinos a Pasto. Estudante com ênfase em Nutrição e Alimentação Animal. Amante de equinos e informática. Idade, 24 anos.

Veja Tambem!

Vou Iniciar a criação de ovinos. O que devo saber ?

Antes de iniciar qualquer atividade de criação em uma propriedade, a primeira palavra que deve …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Powered by moviekillers.com