Silagem, agora é o momento!

“A seca me pegou desprevenido”. Algo muito comum quando se conversa com alguns pecuaristas durante o período de estiagem. Incrível, mas todo ano é a mesma coisa, “a seca me pegou desprevenido”. Aliada a esta justificativa temos a falta de planejamento da atividade em questão. Ora, se o foco é a produção animal, estes devem no minimo receber uma alimentação em quantidade e qualidade ideais, para então converter em carne ou leite  no caso de bovinos, caprinos e ovinos.

Uma boa e eficiente saída para suprir a baixa produção e qualidade das pastagens durante o período de estiagem é a silagem, seja ela de cana, milho, sorgo, capim elefante… Sempre escolhendo a que melhor se adapte as condições climáticas e tecnológicas presentes na propriedade. Outro fator importantíssimo é o conhecimento de utilização e composição da silagem, adaptando a cada espécie e categoria animal.

Para obter uma boa silagem durante a seca, o produtor precisa se preocupar e executar algumas “lições de casa”, como por exemplo  o preparo do solo (AGORA!), seguindo e executando ao pé da letra as orientações de um profissional de confiança. Para então implantar a cultura que melhor se adapte, aliando o crescimento da planta ao período chuvoso.
Dica: Para obtenção de uma boa silagem procure e siga as orientações de um profissional capacitado. Comprar silagem não fecha a conta!

 

Imagem: kiformaggio.com.br

Sobre Pedro Paulo Policiano Públio

Pedro Paulo Policiano Públio
Graduando em Zootecnia pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB, integrante do grupo de estudo em Suplementação de Bovinos a Pasto. Estudante com ênfase em Nutrição e Alimentação Animal. Amante de equinos e informática. Idade, 24 anos.

Veja Tambem!

Características de plantas forrageiras: Brachiaria brizantha, decumbens; Cenchrus ciliares; Panicum maximum; Leucaena leucocephala; S. macrocephala; Medicago sativa e Centrosema pubescens

A produção animal, em grande parte das regiões tropicais, é considerada limitada, por decorrência de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Powered by moviekillers.com