MICOTOXINAS: um fator invisível nos cereais, que afeta visivelmente a produção animal

As micotoxinas, são metabolitos secundários formados por fungos de vários gêneros, que se aderem a vários cereais. Os fungos são  seres ubíquos( estão presente em todos os lugares), a sua atuação depende de alguns fatores determinantes como: umidade, temperatura e presença de oxigênio. A contaminação de micotoxinas nos cereais vão desde o plantio no campo, colheita, transporte, armazenagem até a  produção de ração para os animais. Faz-se necessário e fundamental o controle de umidade dos grãos em toda cadeia produtiva para que evite uma contaminação, evitando posteriores perdas produtiva e financeira por conta da micotoxina presente.

(Faroni L., 1998) determina valores de umidade de algumas espécies, para que há uma menor ocorrência de contaminação, como mostra a (imagem 1).

Umidade permitida de alguns cereais

Os grãos contaminados que posteriormente serão adicionados como componentes das rações,  poderão ser intoxicados com a ingestão da mesma.

Após estudos pelo Laboratório de Análises Micotoxicológicas- LAMIC, notaram-se que os ruminantes são mais resistentes a contaminação de micotoxinas, provavelmente pelos processos digestíveis. Mas as aves, suínos e equinos, são mais susceptíveis a contaminação do mesmo, contudo determinou-se alguns limites para (AVES, SUÍNOS e EQUINOS), juntamente com o Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento- MAPA, para o produtores de ração, mas  ainda não há leis que obrigam os produtores de rações colocar no rótulo os valores presentes de micotoxinas como uma das principais e mais perigosas( Aflatoxinas(B1,B2,G1,G2), Ocratoxinas, Zearalenona, fumonisinas, etc..). Como descritas nas tabelas abaixo pelo LAMIC.

As micotoxinas causam diversos problemas tais como:

Limites máximos permitidos para aves ( fonte: LAMIC).Aves: (Hepatite aguda,anemia,diarreia, desidratação,maturação sexual retardada, anomalia na emplumação, síndrome hiperestrogênica, termorregulação prejudicada, aumento de mortalidade, baixa fertilidade, hemorragia em órgãos internos, danos renais, manqueira, danos hepático, mal formação de embrião, distúrbios neurais, lesão oral, redução na produção de ovos, queda na qualidade dos ovos, redução no ganho de peso, crescimentos reduzidos,imunidade reduzida, etc…)

.

.

.

Limites máximo para suínos (Fonte: LAMIC).

Suínos:(hepatite aguda,anemia, anorexia, diarreia, convulsão, desidratação, maturação sexual tardia, depressão, edema pulmonar, prepúcio alargado, recusa da alimentação, aumento de micção, aumento no consumo de água,  aumento de mortalidade, infertilidade, hemorragia dos órgãos internos, danos nos rins, danos no fígado, má formação do embrião, lesão oral, contaminação no leite, prolapso vaginal, falsa prenhez e redução na produção do leite).

.

.

.

.

Limites máximos permitidos para equinos ( Fonte: LAMIC)Equinos:(Leucoencefalomacia, edema pulmonar, redução no ganho de peso).

.

.

.

COMO EVITAR OS PROBLEMAS COM MICOTOXINAS

  • Checar e umidade presente no grão.
  • No caso de sacarias deve-se utilizar pallets, evitando o contado direto do saco com o chão
  • Armazenar em local seguro, longe do contato de pássaros, insetos e afins
  • No caso de ração: fornecer a quantidade correta, evitando desperdícios e restos de alimentos nas  paredes dos comedouros.
  • Higienizar os comedouros e bebedouros

 

 

Referências

FARONI, L. R. D. Fatores que influenciam a qualidade dos grãos armazenados. Revista Iberoamericana de Tecnologia Postcosecha, v. 5, p. 34-41, 1998.

Laboratório de Analises Micotoxicológicas- LAMIC

 

Sobre Maicon Rodrigues Porto

Maicon Rodrigues Porto
Graduando em Zootecnia pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB, natural de Vitoria da Conquista-Ba. "Morei no meio rural desde os meus primeiros dias de vida até os 10 anos de idade."

Veja Tambem!

Micotoxinas, um vilão para a qualidade dos alimentos

Um problema antigo que sempre trouxe um grande prejuízo para saúde de seres humanos e …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Powered by moviekillers.com