Vou Iniciar a criação de ovinos. O que devo saber ?

Antes de iniciar qualquer atividade de criação em uma propriedade, a primeira palavra que deve ser mencionada é PLANEJAMENTO. O planejamento é o ponto inicial da implantação de qualquer atividade, observar quais são os seus objetivos, qual o mercado presente na região, capital necessário para investimento, isso, com a união de inúmeros outros fatores formam o principal passo inicial para se ter uma atividade produtiva na propriedade.

Um dos erros cometidos por uma parcela dos produtores é a compra dos animais como passo inicial, sem se preocuparem com a disponibilidade de alimento. É de conhecimento de todos a inconsistência climática presente em todo Brasil, mais especificamente no Nordeste, com isso se faz necessário um manejo alimentar estratégico, para que os animais não sofram com a falta de alimentos, dentre as estratégias mais recomendadas estão: Utilização de Capineiras, Feno, Silagem de boa qualidade, além do fornecimento de concentrado nos períodos mais críticos da ausência de alimentos

No momento da escolha da raça utilizada para iniciar a criação, deve-se ter em mente qual a finalidade da criação; adaptação da raça ao ambiente em que vai ser implantada; exigências nutricionais da raça; valor nutritivo do pasto. No Brasil estão presentes inúmeras raças de ovinos, onde são classificadas de acordo com suas aptidões:

Carne = Suffolk, Hampshire Down, Texel, Ile de France e Dorper

Dupla Aptidão = Corriedale e Romney Marsh

Nacionais Deslanadas ( carne e couro) = Santa Inês e Morada Nova

No nordeste brasileiro, devido as condições climáticas destacam-se a criação das raças Santa Inês e Morada Nova, além de serem raças nacionais, ou seja, adaptadas as condições climáticas, apresentam uma exigência nutricional relativamente baixa.

A pastagem é fundamental no estabelecimento da criação, pois é a base da alimentação dos animais além de ser a fonte alimentar de menor custo. Os ovinos são animais ruminantes, o que garantem a eles a elevada capacidade de aproveitar alimentos fibrosos, com essas informações em mãos, é recomendado que a maior parte da sua dieta seja baseada em alimentos volumosos.

Dentre as pastagens utilizadas para ovinos são mais comumente utilizadas: Estrela branca e/ou roxa, Tifton-85, Coast Cross, Matogrosso, Aruana e Tanzânia.

O sucesso na criação só é obtido com o conhecimento de várias práticas zootécnicas como: Manejo nutricional, reprodutivo e sanitário, além do profissionalismo do responsável técnico, responsabilidade do produtor. A união desses fatores forma uma cadeia que se bem conduzida desde o inicio da criação tem como resultado lucratividade e produtividade, garantindo o crescimento da ovinocultura.

Autor: Wêndel Bispo Santos e Santos, Graduando em Zootecnia UESB

Sobre Wendel Bispo Santos e Santos

Wendel Bispo Santos e Santos
Técnico em Agropecuária pelo Instituto Federal Baiano - Campus Itapetinga, atualmente graduando em Zootecnia pela UESB, Bolsista de Iniciação Cientifica, 22 Anos

Veja Tambem!

Comportamento ingestivo de caprinos em pastejo

  O aspecto de maior relevância para maior compreensão do comportamento animal ingestivo em pastejo …

Um comentário

  1. muito bom o seu artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Powered by moviekillers.com