Bem-estar animal é fundamental para manutenção de mercado

Bem Estar Animal

A garantia da manutenção dos atuais mercados e da abertura de outros, bem como da confiança do consumidor não estão, definitivamente, relacionadas apenas à qualidade da carne mas, também, e cada vez mais, a fatores como o bem estar e à saúde animal, indica a pesquisadora Janice Zanella.

De acordo com a pesquisadora, hoje é impossível tratar da produção de carne sem levar em conta o bem-estar e a saúde dos animais. Na cadeia da carne suína é possível citar um exemplo de como melhorar o bem estar da espécie. As fêmeas suínas produzem pelo menos 14 leitões (podendo chegar a 18) a cada três meses. Nesse caso, há excelência em termos de melhoramento genético, o que pode ser observado pelo número de crias. Mas, as fêmeas não se mantém. Morrem. Fatores como lesão locomotora, frio, medo podem levar à queda da defesa e à morte dos animais.

Janice Zanella comenta que o sistema adotado nas granjas (locais para criação de suínos) brasileiras, no qual as porcas prenhas são mantidas em “gaiolas” individuais, não é mais recomendável. Na Europa, os criadores usam baias coletivas. Nesse caso, embora possam ser observados problemas tais como a competição entre os animais, brigas e até mesmo exemplares mais tímidos não disputarem o alimento, a cientista acredita se tratar de um espaço com melhores condições para o bem estar animal. “Então, precisamos de pesquisas adaptativas e de convencer os produtores e técnicos brasileiros para mudanças”, afirma Zanella.

Fonte: embrapa.br

Sobre Pedro Paulo Policiano Públio

Pedro Paulo Policiano Públio
Graduando em Zootecnia pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB, integrante do grupo de estudo em Suplementação de Bovinos a Pasto. Estudante com ênfase em Nutrição e Alimentação Animal. Amante de equinos e informática. Idade, 24 anos.

Veja Tambem!

Principais fraudes no leite

“Com certeza você já viu ou ouviu alguma notícia abordando leites fraudados. Esse assunto é …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Powered by moviekillers.com