Solo

Dicas a serem seguidas na calagem do solo

– Fazer anualmente a amostragem do solo. Há um grande dinamismo na interação entre alumínio, cálcio, magnésio e potássio e apenas a análise indicará se há necessidade da calagem. – Seguir corretamente as indicações de um técnico experiente. Isso também evita a supercalagem, o que torna o solo alcalino e provoca um descontrole no aproveitamento dos nutrientes necessários para a planta. – Preparar o solo muito bem e permitir a total incorporação do calcário, quando o objetivo é implantar uma cultura. A distribuição deve ser …

Ler mais... »

Degradação e manejo das pastagens – Tópicos importantes

As pastagens constituem-se na forma mais prática e econômica de alimentação de bovinos, sendo que o Brasil, pela extensão da sua área territorial e pelas condições climáticas favoráveis, apresenta enorme potencial de produção de carne em pastagens. Porém, estima-se que boa parte das áreas de fronteira agrícola onde a atividade pecuária é desenvolvida se encontra em algum estádio de degradação ou degradada (DIAS-FILHO, 2006). A degradação das pastagens pode ser explicada como um processo em que os solos perdem seu vigor torna-se menos produtivos e, …

Ler mais... »

Alta produção e uso eficiente do solo.

Os sistemas ILPF integram o plantio de árvores, grãos e forragens, que resultam em aumento de produtividade do gado de leite, além da conservação de recursos naturais. Com esta perspectiva, o Boletim de Tendências do SIS do Sebrae Tecnologia Social – Integração lavoura-pecuária-floresta, apresenta algumas estratégias de implementação do ILPF e as oportunidades de negócios nesse mercado. Um dos pontos levantados no boletim é que o sistema de Integração lavoura-pecuária-floresta possibilita uma rentabilidade financeira maior e mais segura ao pecuarista, pois aumenta a diversificação das …

Ler mais... »

Compactação do solo e nematoides reduzem produtividade do algodoeiro

A resistência à penetração na camada de 10 a 20 cm do solo é um dos principais fatores responsáveis pela redução da produtividade do algodão em Mato Grosso. Se a compactação vier acompanhada da infestação pelo nematoide Meloidogyne incognita o dano tende a ser ainda maior. Essas informações foram obtidas em uma pesquisa desenvolvida pela Embrapa, Instituto Mato-grossense do Algodão (IMAmt) e parceiros. O trabalho analisou amostras em mais de 1.100 talhões nas principais regiões produtoras de algodão de Mato Grosso e correlacionou 78 parâmetros, …

Ler mais... »

Powered by moviekillers.com