Controle de carrapato em bovino é tema de Workshop

O carrapato que parasita os bovinos – espécie Rhipicephalus (Boophilus) microplus –, traz grandes prejuízos aos hospedeiros suscetíveis, geralmente, animais com alto grau de sangue europeu. Estimativas revelam que os prejuízos causados por este carrapato aos bovinos no Brasil chegam a mais de US$ 3 bilhões de dólares. O Instituto de Zootecnia (IZ/Apta), da Secretaria de Agricultura do Estado de São Paulo, tem tradição no estudo da relação entre este carrapato e seu hospedeiro – os bovinos. Para atender a demanda sobre o assunto a pesquisadora do IZ Cecília José Veríssimo está na coordenação do 5º Workshop Controle do Carrapato, que será realizado dia 12 de agosto, em Nova Odessa (SP).

Com um tema inovador – “Vacina: Futuro ou Realidade?” –, a pesquisadora Cecília pontua a iniciativa de organizar um encontro científico com o objetivo de atualizar o conhecimento dos interessados. “O foco será o estado da arte do desenvolvimento de uma vacina anti-carrapatos, por cientistas brasileiros e internacionais”, enfatiza.

O Workshop, coordenado pelas pesquisadoras do IZ, Cecília José Veríssimo e Luciana Morita Katiki, e por Isabel Kinney Ferreira de Miranda Santos da FMRP/Ribeirão Preto, contará com palestrantes de renome nacional e internacional com grande experiência no assunto, como Alina Rodríguez-Mallon, expoente na área de biotecnologia, e que está a frente do aperfeiçoamento da vacina cubana contra o carrapato. Os palestrantes brasileiros são Isabel K.F. Miranda Santos, da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto/USP; Carlos Termignoni, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Joaquin Patarroyo (Universidade Federal de Viçosa, MG); Renato Andreotti (Embrapa Gado de Corte; Campo Grande, MS); e Luiz Ricardo Goulart (Universidade Federal de Uberlândia, MG). O evento contará, ainda, com a presença do Professor Gervásio Bechara (FCAVJ/Unesp Jaboticabal), como moderador da mesa redonda.

O controle do carrapato, segundo a pesquisadora, está cada vez mais complicado em função da resistência que o parasita tem adquirido aos produtos comerciais que estão no mercado. “Desde de 2011, a Secretaria de Agricultura, por meio do Instituto de Zootecnia, realiza, anualmente, o workshop sobre controle de carrapato, apresentando técnicas voltadas para um controle sustentável do parasita, e que possam minimizar ou otimizar o uso dos carrapaticidas, que não têm mais a mesma eficácia de antes”, enfatiza.

O IZ também foi o local, segundo Cecília, onde uma vacina contra o carrapato, desenvolvida pela equipe de pesquisadores liderados pela professora Isabel, foi testada em bovinos. “A vacina teve uma eficácia em torno de 70%”, destaca.

 

Disponível em: http://www.iz.sp.gov.br

Best free WordPress theme

Sobre Marciano Tenorio Marinho

Avatar
Marciano Tenório Marinho 20 anos Discente do Curso de Bacharelado em Zootecnia pela Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE, campus Unidade Acadêmica de Garanhuns - UAG. Tendo experiências em analise de alimentos e Integrante do Programa de Educação Tutorial no PET Biotecnologia.

Veja Tambem!

O que é a Zootecnia?! O que faz um Zootecnista?!

ÁREAS DE ATUAÇÃO DO ZOOTECNISTA O Curso de Zootecnia compreende a produção animal de ruminantes …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Powered by moviekillers.com