Criatórios tradicionais escolhem o PMGZ como programa de melhoramento genético

Os investimentos promovidos nos últimos anos pela ABCZ na modernização do PMGZ (Programa de Melhoramento Genético de Zebuínos) fizeram com que o programa despontasse em termos de qualidade de serviços aos criadores.

As mais recentes novidades são a incorporação de três novas características avaliadas (Stayability, Peso ao Ano e Perímetro Escrotal) e o lançamento de um Módulo Avançado de Gerenciamento de Matrizes, que serão lançados no mês de maio deste ano.

Tantas novidades motivam os criadores a aderir ao programa, que conta ainda com o maior número de animais zebuínos avaliados: as avaliações genéticas de 2016 envolveram aproximadamente 13 milhões de animais. Atualmente 1.813 criadores utilizam o programa.Apenas, o PMGZ Corte obteve um crescimento de 23,5% no número de adesões ao programa em 2015.

A UNIMAR, atendida pelo técnico de campo da ABCZ, Alisson Andrade, é a mais recente adesão ao PMGZ. “A UNIMAR é detentora de uma linhagem muito valorizada. Começaram com a aquisição da matriz Essência, que originou toda a família das Elegances. O plantel possui sangue de grandes matrizes como Tajaiama, Madras, Macuna, Itália IV, Ópera, entre outras. Agora partiram para a produção de touros melhoradores e, sem dúvida, a adesão ao 100% PMGZ será importante para dar o norte nessa nova fase da seleção”, comenta Alisson.

Outro criatório de peso que aderiu ao 100% PMGZ recentemente é a Fazenda Valônia, do criador João Aguiar Alvarez. “O criador continua forte nas pistas de julgamento, mas com um foco especial à produtividade. Foi uma adesão muito importante ao PMGZ, pois possui animais consagrados com matrizes de linhagem Hasta da Morro Vermelho, Vala Barros Correa, Parla AJJ, Prada da Sabiá e Órbita Quilombo”, enfatiza Alisson.

Ainda não participa do 100% PMGZ? Converse com o técnico de campo da ABCZ mais próximo de sua região e conheça todas as ferramentas e benefícios do programa.

Fonte: Associação Brasileira dos Criadores de Zebu, Autora: Laura Pimenta

Best free WordPress theme

Sobre Jadson Ramos da Silva

Jadson Ramos da Silva

Veja Tambem!

Pecuária de ciclo curto x tradicional: Análise crítica

Sistemas de produção da pecuária Brasileira (Atualidades e perspectivas) No Brasil existem basicamente dois sistemas de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Powered by moviekillers.com