Produção de Silagem

Dentre os suplementos volumosos utilizados (feno, cana + uréia), a silagem é um recurso usado com freqüência pelos pecuaristas como forma de conservar o excedente de forragem do período chuvoso para o inverno, época de menor disponibilidade de alimento, com isso, quando essa suplementação e feita de forma correta, evita queda na produção. A silagem é um processo em que a forrageira é colhida, picada e acondicionada em um ambiente anaeróbico, cuja conservação necessita da presença da fermentação (ácidos) que ocorrem nesse ambiente.

Os principais tipos de silagem são: silagem de milho, sorgo, cana de açúcar e capim elefante. Sendo importante na escolha, optar por lavoura de boa produtividade, pois, quanto maior a produtividade, menor o custo de cada tonelada colhida e alto valor nutritivo que vai melhorar o consumo, a economia com concentrado e a produção dos animais.

A produção da silagem requer cuidados quanto ao material usado e ao processamento desse material até a vedação do silo e coleta do material, uma vez que as reações que acontecem no interior do silo dependem de vários fatores, (presença de carboidratos, teor de matéria seca, pH e tamanho  da partícula).  Essas reações acontecem em quatro fases: fase anaeróbica, fase intermediaria, fase fermentativa e fase de estabilização, e para produzir uma silagem de qualidade é preciso atentar a cada etapa.

Uma das práticas que vai influenciar na qualidade da silagem, é o ponto certo pra coletar o material, sendo importante a colheita do material com umidade adequada.

  • ELEVADA UMIDADE:
  • Produz muito chorume e perda de açúcares;
  • Produz fermentações indesejáveis (muito acido butírico e menos acido lático);
  • O pH não diminui o suficiente, e a conservação será inadequada.
  • BAIXA UNIDADE:
  • Compactação dificultada, maior quantidade de O² na massa ensilada;
  • pH demora pra abaixar (fermentação será afetada e conservação inadequada);
  • Super aquecimento (perda de material e PB);
  • Dificuldade de picagem e maior seleção pelos animais.

No processo de picagem do material, o tamanho de partículas é de grande importância, partícula muito pequena pode causar distúrbios metabólicos e partículas muito grandes dificulta a compactação e favorece a seleção pelos animais no cocho, sendo recomendado tamanho médio de 1,5 cm e < que 1,2cm para cana de açúcar.

A colheita do material requer maquinas e equipamentos para corte transporte e compactação do material, sendo que o tipo e a quantidade de maquinas vão depender do tamanho do silo. No entanto é necessário um planejamento prévio antes de inicial o processo de ensilagem.

O enchimento do silo deve ser realizado em camadas uniforme e compactado a cada 20 cm, o enchimento e compactação devem iniciar no fundo do silo no caso de silos trincheiras.  A compactação é o ponto chave, pois permite a expulsão do ar, reduz a respiração e proporciona ambiente adequado para a fermentação da massa ensilada. O uso de tratores e carretas basculantes agiliza o enchimento e reduz a necessidade de mão de obra usada.

A vedação do silo é feita com lona plástica, uma das, mas utilizada e recomendada é de polietileno 200 (micras -μ), resistente e protege o material da radiação solar, sobre a lona deve colocar algum material (terra, pinéus, sacos de areia etc.), para que a lona fique em contato com a massa, e expelir o ar contido na parte superior da silagem. No momento de vedar o silo é importante proteger as paredes do silo (caso o silo trincheira), para evitar contaminação e a umidade do solo, no fundo é interessante forrar com uma camada de palhas que evita o contato direto com o solo, evita a contaminação e o contato do chorume com a silagem.

Resumindo uma boa silagem é o resultado de:

Processo da ensilagem

Processo da ensilagem

 

 

O tamanho do silo é calculado levando em consideração alguns fatores, tais como:

Calculo de um silo
Calculo de um silo

 

 

 

 

 

Exemplificando:Considerando o número os dados acima podem calcular a necessidade de silagem e as dimensões do silo.

 

Levando em consideração os dados acima o silo deve ter as seguintes dimensões:

Determinação de um silo
Determinação de um silo
Dimensões de um silo
Dimensões de um silo

Sobre João Wilian Dias Silva

João Wilian Dias Silva
Técnico em Agropecuária pela Escola Família Agrícola de Caculé, Atualmente Graduando em Zootecnia -UESB, bolsista de iniciaçao científica, 22 anos

Veja Tambem!

Utilização da uréia na alimentação de bovinos

A uréia é um composto sólido, nitrogenado não protéico derivado do petróleo. Ao alcançar o …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Powered by moviekillers.com