Pensando no futuro

Em busca de desenvolvimento e do maior lucro possível, se extrai o máximo dos recursos naturais disponíveis. Uma vez que os efeitos deste modelo de produção e a escassez dos recursos para este se manter tornaram-se perceptíveis, a busca por alternativas de desenvolvimento e produção passaram a ser o foco em pesquisas sobre o crescimento da produção de alimentos. Existe a preocupação na adaptação do processo produtivo, o qual encontra como grandes desafios aumentar a produção e diminuir o comprometimento dos recursos não-renováveis necessários para esta produção.

O Brasil é um grande produtor de alimentos e há a necessidade da responsabilidade para abastecer esta demanda. No que se refere ao agronegócio, o país tem construído um sistema produtivo eficiente e competitivo (EMBRAPA, 2008),  mas ainda procura equilíbrio econômico e socioambiental para manter sua competitividade.

Pensando no futuro Imagem:revistadinheirorural
Imagem:revistadinheirorural

O crescimento de uma preocupação mundial está em torno da pecuária de corte e a bovinocultura é considerada uma das principais responsáveis pela emissão de gases do efeito estufa e pela degradação ambiental. Contudo, existem pesquisadores focados nesses impactos ambientais afirmando que, com boas práticas de manejo podem tornar a pecuária uma das atividades mais mitigadoras dos gases do efeito estufa.

Diversos estudos indicam técnicas de produção que melhoram o aproveitamento de áreas já utilizadas, sem comprometer outras áreas de preservação. Nesse contexto,  a pecuária sustentável surge como iniciativa dos agentes da cadeia produtiva da carne bovina como resposta a estas novas exigências. Principalmente porque, independente da comprovação das acusações contra a pecuária de corte, a sustentabilidade já está inserida no perfil do novo consumidor, que vai exigir cada vez mais produtos com esta comprovação.

Desta maneira, diversas empresas e pecuaristas já vêm estruturando seu planejamento para se adaptar a essas novas demandas, transformando-as em oportunidade de mercado. “Pensando nas consequências da produção de hoje, e programando o consumo amanhã”.

Sobre Érica Oliveira

Érica Oliveira
Oliveira.E.A.; Graduanda em Zootecnia pela UESB-Campus Itapetinga. "O consumo é o único objetivo que me impulsiona a querer evoluir para produzir. Sempre!"

Veja Tambem!

Dark House: Tecnologia americana aumenta produção na avicultura

Com luminosidade e temperatura controladas 24 horas por dia, um sistema americano de criação de aves começa …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Powered by moviekillers.com