O preço da seca

A valorização da arroba do boi continua a subir, e abre as portas para consumo de outras carnes além da carne bovina. Todo produtor precisa renovar e repor seu rebanho, para produtores de bovinos esta reposição é feita através da compra de bezerros. No ano de 2014 teve-se um aumento de 40% no preço do bezerro preço este que continua a subir dia após dia. Diante da baixa produtividade por consequência da seca enfrentada, o mercado apresentou uma grande deficiência na demanda da venda de bezerros perante a alta procura.

O alto valor da arroba do boi dá-se referente a seca enfrentada ano passado, ocasionando uma baixa oferta de boi no mercado. Com a chegada do inverno o pasto tem sua qualidade reduzida, ou seja, a forragem tem sua qualidade alterada à medida que a planta amadurece, período este que coincide com o início da estação da seca. As alterações na planta consistem em alongamento das hastes e floração, resultando em aumentos no teor de fibra e queda no teor de proteína, com a consequente redução no consumo. A queda no teor de proteína na forragem vem a ser o grande vilão na criação de bovinos em pastagem.

Esta queda na qualidade do pasto faz com que ocorra um aumento na oferta de boi, consequentemente uma baixa no preço da arroba. No estado de São Paulo o preço da arroba chegou a R$ 150,00 durante o mês passado (março/2015), refletindo no bolso do consumidor que chegou a pagar pela picanha R$ 48,00 o quilo para o churrasco do domingo. Esta alta nos preços da arroba do boi passa a ser uma porta para a comercialização de outras carnes, como é o caso do frango, cordeiro, e a carne suína discriminada por alguns, porem carne de excelente qualidade e apta também para um belo churrasco.

Preço Médio do boi magro em fevereiro / 2015.preço médio do boi gordo em fevereiro / 2015

Sobre Pedro Paulo Policiano Públio

Pedro Paulo Policiano Públio
Graduando em Zootecnia pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB, integrante do grupo de estudo em Suplementação de Bovinos a Pasto. Estudante com ênfase em Nutrição e Alimentação Animal. Amante de equinos e informática. Idade, 24 anos.

Veja Tambem!

@ Continua estável para o Boi Gordo e instável para as demais categorias

O mercado do boi ainda caminha estável em relação aos preços das suas categorias, devido …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Powered by moviekillers.com