Interesse próprio ou “Amigos da sociedade” ?

Produtores agrícolas do sudoeste da Bahia se organizam para superar a falta de infraestrutura da região, e estabelecem parcerias público-privadas para recuperar estradas. (Veja.com)

O trecho citado faz referencia ao vídeo acima, onde, produtores de grãos realizaram obras de recuperação em estradas da região, no município de Luis Eduardo Magalhães no Estado da Bahia. Uma vez que a produção de grãos nesta região vem crescendo de forma espantosa. Estes produtores necessitam de área para produção, ou seja, quanto maior a área disponível maior o lucro. Levando em consideração diversos pontos, como, fertilidade do solo, tipo de cultura (milho/soja/sorgo..) utilizada, clima, relevo e claro o valor de mercado.
Mas a questão é a seguinte, vale a pena chegar ao ponto de restaurar estradas? Atividade esta de total responsabilidade do governo, seja ele, federal, estadual ou municipal.
Logico que o valor obtido pela venda da produção de grão é enormes. Segundo o balanço realizado pela CNA no ano de 2013, a produção agrícola foi responsável por 23% do PIB nacional, gerando inúmeros empregos a diversos profissional brasileiros.

Posso dizer que o governo do estado da Bahia, não esta nos seus melhores dias, pois se vê cortes em orçamentos de servidores e entidades estaduais. Não fugindo do tema, seria este então o motivo dos produtores se unirem com o objetivo de revitalizar estradas? Falta de dinheiro nos cofres públicos?
Concluo por aqui, com o seguinte pensamento. Se ao quitar todos os seus compromissos (dívidas , parcelas…) mensalmente, e sobrar-lhe dinheiro para investir em revitalização de estradas. Passa-se então a ser algo compensatório, ainda mais, no caso de grandes produtores onde geralmente possuem frota própria de veículos, destinado a entrega da produção. Uma estrada em má condição pode lhe custar inúmeros danos aos veículos, gerando despesas e dores de cabeça. Interesse próprio ou não, passa a ser algo positivo a sociedade, a revitalização de estradas e rodovias. Onde, umas vez que todos podem utilizar como rota de transporte e locomoção. Não espere por ninguém, seja você a mudança e faça acontecer!

Sobre Pedro Paulo Policiano Públio

Pedro Paulo Policiano Públio
Graduando em Zootecnia pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB, integrante do grupo de estudo em Suplementação de Bovinos a Pasto. Estudante com ênfase em Nutrição e Alimentação Animal. Amante de equinos e informática. Idade, 24 anos.

Veja Tambem!

Devemos o verdadeiro respeito ao produtor rural!

O produtor rural é um profissional que tem que lidar com o campo para nos …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Powered by moviekillers.com