Wagyu, carne mais saborosa e cara do mundo!

Imagem: beefpoint.com.br
Touro Wagyu / Imagem: beefpoint.com.br

O Wagyu é uma raça bovina que teve origem no Japão. São caracterizados em duas pelagens, o Black Wagyu (preto) e o Red Wagyu (vermelho). As duas principais regiões onde o Black Wagyu se desenvolveu foram Tottori e Tajima, sendo que eles têm algumas particularidades em estatura, musculatura, devido à diferença topográfica entre as regiões e a forma como esses animais eram explorados. O Red Wagyu possui duas linhagens distintas, o Kochi e Kumamoto que também se diferenciam em conformação.

Os países que possuem maior criação e mais consomem a carne do Wagyu são Japão, EUA e Austrália. No Brasil, a primeira fazenda a realizar importações da raça foi a Fazenda Yakult, importando dos EUA na década de 90. Atualmente no Brasil, há centrais importadoras de embriões e sêmen de vários países, como do Japão, dos EUA, Canadá, Itália e Chile. Estima-se cerca de 3.500 animais puros cadastrados pela Associação aqui no Brasil, mas o cruzamento também é utilizado para fornecimento de carne e o maior produtor fica em Campo Grande-MS. As raças mais utilizadas para cruzamentos são a Brangus e Angus. A carne do Wagyu é considerada a carne bovina mais saborosa e a mais cara do mundo, chegando a custar R$300,00/kg. Isso se dá por seu ótimo nível de marmoreio (gordura intramuscular), deixando a carne com um aspecto de mármore.

Imagem: 21food.com
Imagem: 21food.com

No Japão, como garantia de se obter uma carne de altíssima qualidade os animais recebem massagens e tomam cerveja, pois a massagem melhora o marmoreio e a cerveja altera a microbiota ruminal, isso aumenta o apetite e melhora o aproveitamento de nutrientes na digestão dos animais. No Brasil, o custo torna-se inviável. Há vários níveis de marmoreio entre as diferentes linhagens genéticas da raça, então é necessária uma tabela de classificação. A tabela brasileira será baseada na tabela japonesa com 12 pontuações de marmoreio para diferenciar as peças por meio de um selo.

Sobre Ulisses Barbosa

Ulisses Barbosa
Graduando em Zootecnia pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia-UESB; Baiano; 23 anos; Cristão Protestante; Disposto a partilhar o que pouco sei. "Fazes crescer capim para o gado e verduras e cereais para as pessoas, que assim tiram da terra o seu alimento... Que a Glória de Deus, o Senhor, dure para sempre! Que Ele se alegre com aquilo que fez!" -Salmos 104:14,31'

Veja Tambem!

Principais fraudes no leite

“Com certeza você já viu ou ouviu alguma notícia abordando leites fraudados. Esse assunto é …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Powered by moviekillers.com