Impacto do aquecimento global no setor avícola

A avicultura é um dos meios de cultura mais sensíveis a temperatura. O estresse por calor é responsável por grandes perdas no rendimento de frangos, provocando diminuição do peso corporal e aumento de mortalidade. Essas aves têm seu máximo desenvolvimento entre 18 e 20°C, apresentando temperatura média da superfície da pele ao redor de 33ºC e temperatura interna de 41ºC.

A criação de frangos poderá ser fortemente afetada pela intensa mudança climática nos últimos anos. O estresse por calor é culpado por grandes perdas na eficiência da produção de frangos, Visto que os frangos adultos muito sensíveis a elevadas temperaturas, aumentando o morticínio quando em temperatura ambiente acima de 38°C.

Magda Lima, pesquisadora da Embrapa afirma: Algumas reações aos efeitos da mudança do clima na avicultura incluem a redução do consumo de alimento, na performance de poedeiras, nos níveis de fertilidade; atividade reduzida; aumento da mortalidade e surgimento de doenças. Levando em conta que indiretamente a agricultura, plantação de grãos que é um dos principais componentes da dieta das aves também é afetada pelo aquecimento global.

Alguns pesquisadores já buscam particularidades avícolas tendo em vista uma maior rusticidade ao calor. Uma das raças que vem sendo estudada é a galinha-africana de pescoço pelado, que poderiam participar de cruzamentos para melhoramento de linhagens. Uma solução também importantíssima, que não pode ser descartada é melhorar as instalações, amenizando os efeitos dessas altas temperaturas.

O setor avícola sente muito a necessidade e preocupação com a adaptação que o aquecimento global e mudanças climáticas afetam nos animais de produção. E, como em qualquer produção, com fins econômicos, os pecuaristas precisam se conscientizar sobre a real importância de buscar investir em tecnologias para manterem sua produção e não se depararem com perdas futuras.

 

 

Sobre Érica Oliveira

Érica Oliveira
Oliveira.E.A.; Graduanda em Zootecnia pela UESB-Campus Itapetinga. "O consumo é o único objetivo que me impulsiona a querer evoluir para produzir. Sempre!"

Veja Tambem!

Conforto térmico e sua alteração na produção leiteira

O leite é um alimento completo nutricional e apresenta várias características sendo bastante utilizados pela …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Powered by moviekillers.com