Avicultura Orgânica

A busca por carnes oriundas de animais criados em sistemas que priorizam o seu bem-estar tem aumentado cada vez mais. O método de criação que engloba este conceito é o sistema orgânico, com aspectos que beneficiam o âmbito econômico, social e ambiental. O sistema orgânico envolve o uso dos recursos naturais e socioeconômicos disponíveis e o respeito pela integridade cultural das comunidades rurais, objetivando a sustentabilidade ecológica e econômica e ainda a proteção do meio ambiente.
Esse tipo de produção não admite o uso de produtos químicos ou substâncias que possam deixar resíduos no produto final. As carnes produzidas a partir desse sistema de produção devem possuir um selo de certificação, o qual é concedido por uma instituição credenciada que fornece a garantia de que o produto foi produzido dentro dos padrões do sistema orgânico.

Imagem: incaper.es.gov.br
Imagem: incaper.es.gov.br

O que se tem observado é que, por parte do consumidor, existe uma crescente preocupação com a segurança alimentar, exigindo cada vez mais produtos saudáveis e ecologicamente viáveis. E no caso da Avicultura Orgânica, o que se espera são alimentos naturais com um elevado valor nutricional e isentos de contaminantes, preservando a biodiversidade. Dentro de uma Avicultura Orgânica, como em qualquer outra, é necessário que a higiene e a saúde devam ser mantidas em todo o processo criatório. Medicamentos utilizados para crescimento das aves é totalmente proibido, bem como medicamentos oriundos de organismo modificados geneticamente. No caso de ferimentos onde o uso de substâncias que são permitidas nesse sistema de criação não está surtindo efeitos, poderá ser utilizado outro medicamento, porém deve-se cumprir um período de carência duas vezes a mais do estipulado pela bula do medicamento. As instalações devem dispor de condições de temperatura, ventilação e umidade que garantam o bem-estar das aves. A alimentação das aves deverá ser de origem orgânica.

A cada ano a procura por alimentos de origem orgânica tem aumentado, e a produção de frango, dentro de um padrão alternativo, tem como objetivo a obtenção de produtos com uma qualidade diferenciada que atendam as exigências do consumidor. É certo que uma produção orgânica requer um pouco mais de tempo, se comparado a outras formas de produção, como a Avicultura Industrial e a Avicultura Caipira, mas a qualidade do alimento é um tanto satisfatória.

Sobre Ulisses Barbosa

Ulisses Barbosa
Graduando em Zootecnia pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia-UESB; Baiano; 23 anos; Cristão Protestante; Disposto a partilhar o que pouco sei. "Fazes crescer capim para o gado e verduras e cereais para as pessoas, que assim tiram da terra o seu alimento... Que a Glória de Deus, o Senhor, dure para sempre! Que Ele se alegre com aquilo que fez!" -Salmos 104:14,31'

Veja Tambem!

Setor de Avicultura da UESB produz charque de pato

O Setor de Avicultura da UESB campus Itapetinga, tem como objetivo a realização de pesquisas …

Um comentário

  1. Ótimo trabalho, parabéns.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Powered by moviekillers.com