Desempenho de novilhas Nelore criadas em pastos de Brachiaria (Syn. Urochloa) brizantha cv. Marandu diferidos e adubados com nitrogênio

INTRODUÇÃO

O consumo de forragem é o principal fator determinante do desempenho de animais em pastejo, é influenciado por vários fatores associados ao animal, ao pasto, ao ambiente e às suas interações, além de ser a principal fonte de nutrientes para ruminantes, principalmente nos trópicos, onde a pecuária se sustenta à base das pastagens. Objetivou-se com este trabalho avaliar o desempenho de novilhas Nelore criadas em pastos de Brachiaria (Syn. Urochloa) brizantha cv. Marandu diferidos e adubados com nitrogênio.

MATÉRIAS E MÉTODOS

O experimento foi conduzido na fazenda Boa Vista, município de Macarani-Ba, a área experimental compreendia em 10 hectares, constituídos por Brachiaria (Syn. Urochloa) brizantha cv. Marandu, que foram divididos em 16 piquetes, com quatro tratamentos e quatro repetições, sendo: T1 = pasto diferido sem adubação nitrogenada; T2 = pasto diferido com 50 kg de N.ha-1; T3 = pasto diferido com 100 kg de N.ha-1; e T4 = pasto diferido com 150 kg de N.ha-1, sendo o período experimental de 230 dias, com 107 dias de diferimento.

Para avaliação do desempenho animal foram utilizadas 48 novilhas da raça Nelore, com média de 8 meses de idade e peso corporal inicial de 178,69 ± 26,67 kg, sendo distribuídas 3 novilhas por piquete em todos os tratamentos. As novilhas foram pesadas no início e no fim do período experimental para ganho de peso, posteriormente divido pelo período experimental para o ganho de peso diário. As demais variáveis foram calculadas por meio de equações. A análise de variância utilizou significância estatística de 5%, com modelos de regressão das variáveis estudadas, observados os coeficientes de determinação e utilizando o SAEG.

Capturar11

 

 

 

 

 

 

 

 

RESULTADOS

Não foi observado efeito (P>0,05) das doses de nitrogênio sobre o peso corporal final, com valor médio de 202,7 kg. Verificou-se efeito linear crescente (P<0,05) para o ganho médio diário, no período inicial de pastejo. No período final de pastejo, as doses de nitrogênio não influenciaram (P>0,05) o ganho médio diário, com valor médio 0,275 kg.dia-1. Ocorreu efeito quadrático (P<0,05) para o ganho médio diário total, que apresentou um o ponto de máxima de 83 kg de N.ha-1, possuindo aproximadamente 0,337 kg.dia-1.

Capturar12

 

 

 

 

 

 

 

Para a conversão alimentar, houve efeito quadrático (P<0,05), cujo ponto de mínima foi de 79 kg de N.ha-1 com valor estimado de 10,99. Para o ganho de peso por área e o ganho de peso por área por dia, as doses de nitrogênio promoveram efeito quadrático (P<0,05), com ponto de máxima de 99 kg de N.ha-1 para ambos os ganhos, com valores estimados de 192 kg.ha-1 e de 1,8 kg.ha-1.dia-1.

CONCLUSÃO

Conclui-se que a adubação com a dose de nitrogênio até 99 Kg N.ha-1 proporciona o melhor desempenho das novilhas, em relação ao ganho de peso por área e o ganho de peso por área dia.

 

LITERATURA CITADA

CARVALHO, P.C.F.; KOZLOSKI, G.V.; RIBEIRO FILHO, H.M.N.; REFFATTI, M.V.; GENRO, T.C.M.; EUCLIDES, V.P.B. Avanços metodológicos na determinação do consumo de ruminantes em pastejo. Revista Brasileira de Zootecnia, v.36, p.151170, 2007. Supl.

DETMANN, E. SOUZA, M.A.; VALADARES FILHO, S.C.; QUEIROZ, A.C.; BERCHIELLI, T.T.; SALIBA, E.O.S.; CABRAL, L.S.; PINA, D.S.; LADEIRA, M.M.; AZEVADO, J.A.G. Métodos para análise de alimentos. ISBN: 9788581790206. 214p. 2012.

SANTOS, E.D.G.; PAULINO, M.F., QUEIROZ, D.S.; FONSECA, D.M.; VALADARES FILHO, S.C.; LANA, R.P. Avaliação de pastagem diferida de Brachiaria decumbens Stapf. 2. Disponibilidade de forragem e desempenho animal durante a seca. Revista Brasileira de Zootecnia, v.33, n.1, p.214-224, 2004.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA. SAEG – Sistema de análises estatísticas e genéticas. Versão 8.0. Viçosa, p. 142, 2001.. Manual do usuário.

 

Sobre Ingridy Dutra

Ingridy Dutra
Graduando em Zootecnia - UESB Itapetinga, 19 anos. Bolsista de iniciação FAPESB. Católica Apostólica Romana, devota de Nossa Senhora Aparecida.

Veja Tambem!

Vantagens de realizar cruzamento

Na última década, o cruzamento industrial de bovinos tornou-se uma importante ferramenta estratégica para implementar …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Powered by moviekillers.com